A Cultura da Convergência no Cartola FC

Interação, Consumo e Gamificação pelas Mídias Sociais

  • Vivianne Limeira Azevedo Gomes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Sheylla Miris de Lima Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Thiago Felipe Maia Lisboa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Palavras-chave: Fantasy Game, Jogos de Vídeo, Cultura da Convergência, Mídias Sociais

Resumo

Este artigo propõe a análise do fantasy game Cartola FC, a partir da noção de cultura da convergência de JENKINS (2009), e aponta indicadores para reflexões no campo do consumo das práticas sociais e de lazer. Para tanto, abordamos o conceito da convergência, no âmbito do game, para explicar como o conteúdo de mídia é retransmitido no ciberespaço por meio da interação entre os participantes e as mídias. Para verificar quais suportes midiáticos subsidiaram a produção dos conteúdos, utilizamos a netnografia, uma vez que essa perspectiva coexiste com as dimensões da convergência nas estratégias de divulgação do jogo. Percebe-se que são várias as formas de participação dos usuários, alimentadas por novas interações a cada rodada do campeonato. Isso permite pensar o consumo das mídias pelos usuários e nos parece um campo fértil de articulação sobre modelos de jogos para aprendizagem por refletirem práticas de gamificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CRUZ JUNIOR, G. Burlando o círculo mágico: o esporte no bojo da gamificação. Porto Alegre, v.20, n.3, p. 941-963, jul./set. de 2014.

FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, João (Org.). A TV em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.

GARCIA-CANCLINI, N. Leitor, espectadores e internautas. São Paulo: iluminuras, 2008.

GLOBOESPORTE.COM. Guia especial: entenda como jogar o Cartola FC com as novidades de 2016. Disponível em: https://globoesporte.globo.com/cartola-fc Acesso em: 19 jul. 2017.

GOMES, P. G. O processo de midiatização da sociedade e sua incidência em determinadas práticas sociossimbólicas na contemporaneidade. In: Midiatização e processos sociais na América Latina. São Paulo: Paulus, 2008.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2.ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JOHNSON, S. Tudo que é ruim é bom pra você. Rio de Janeiro: Zahar, Simplíssimo Livros, 2012.

KOZINETS, R V., Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014

PRIMO, A. CASSOL, M. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias. PGIE-UFRGS Revista Informática na educação: teoria & prática. v.2, n.2, outubro, 1999.

RAULINO, G. Relações entre Mídia e Lazer: o capitalismo, os meios e a apropriação do tempo livre nas sociedades industrial e pós-industrial. Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da UFRN. 2013

SCHWARTZ, G. Mª. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Revista Licere, Belo Horizonte, v. 6, n.2, p. 23-31, 2003. Disponível em: http://seer.ufmg.br/index.php/licere/article/view/4133 . Acesso em: ago. 2017.

Publicado
2019-03-29
Seção
Artigos Originais