O Brincar na Rua e a Transmissão Cultural da Brincadeira de Pipa

Autores

  • Leys Eduardo dos Santos Soares Universidade de Pernambuco(UPE) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Elizara Carolina Marin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12315

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Cultura, Aprendizagem, Atividades de Lazer

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar como ocorrem a transmissão cultural da brincadeira de pipa e as aprendizagens que estão envolvidas nesse processo nas ruas de um bairro da zona leste de João Pessoa-PB. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A brincadeira foi observada em 16 visitas realizadas nos finais de semana, do mês de dezembro de 2015, período de férias escolares. Foram entrevistadas oito crianças, que foram observadas quando brincavam de pipa. Suas falas foram transcritas e, por meio da Análise de Conteúdo, o estudo revelou que, ao praticar essa brincadeira, as crianças tornam-se agentes culturais que mantêm viva a cultura da pipa e transmitem de modo instruído ou imitativo, as aprendizagens da brincadeira nas ruas investigadas.

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Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Brincar na Rua e a Transmissão Cultural da Brincadeira de Pipa. (2019). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(1), 148-166. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12315