Ação, Atuação e Formação Profissional
Uma Revisão sobre Animação Sociocultural na Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.12326Palavras-chave:
Animação, Educação Física e Treinamento, Capacitação ProfissionalResumo
Este trabalho visa apresentar a “animação sociocultural” como aprimoramento da formação do profissional de Educação Física. Assim, este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo aprofundar teoricamente sua concepção, com a finalidade de ampliar o leque de possibilidades de ação e atuação no mercado de trabalho para profissionais de Educação Física no Brasil. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura a partir da base de dados Parthenon/UNESP. Os resultados apontam diferentes perspectivas sobre a “animação sociocultural”, como a polissemia de conceitos existentes no Brasil, as ações pontuais, a atuação voltada à transformação social, o perfil profissional, a formação e o mercado de trabalho. Como considerações finais esta formação profissional desenvolve sujeitos transformadores, capazes de significar e/ou ressignificar a realidade e, desse modo, permitir o desenvolvimento do ser humano.
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