As Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar

O Que o Estado da Arte nos Diz

Autores

  • Dandara Queiroga de Oliveira Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Allyson Carvalho de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1236

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Atividades de Lazer, Natureza, Esportes

Resumo

O objetivo do escrito é analisar e discutir os resultados do levantamento sistemático da produção acadêmica brasileira sobre as Práticas Corporais de Aventura (PCA) no contexto da prática pedagógica em Educação Física. O mapeamento da produção do conhecimento foi realizado nos periódicos da CAPES (Qualis: A2, B1, B2) e nos Programa de Pós-Graduação da área 21. Das 30 fontes de buscas, encontramos 1157 arquivos que contavam com termos: aventura, natureza, risco e radical, dos quais, após análise, selecionamos 8 arquivos (entre teses, dissertações e artigos), que traziam relatos de experiências pedagógicas, do ensino das PCA, em contexto educativo (escolar ou não), considerando estas práticas como manifestação da cultura de movimento e não apenas como espaço de discussão do tema transversal, meio ambiente ou com a educação ambiental como finalidade. Sendo essa uma amostra, qualitativamente, significativa para área.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Sousa, D. Q. de O., & Araújo, A. C. de. (2016). As Práticas Corporais de Aventura na Educação Física Escolar: O Que o Estado da Arte nos Diz. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(2), 72–110. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1236

Edição

Seção

Artigos Originais