Gestão e Democracia
Um Estudo Etnográfico sobre a Apropriação das Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Parque Ararigbóia em Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1242Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Democracia, Políticas Públicas, Antropologia CulturalResumo
O presente artigo procura discutir a constituição da noção de participação da sociedade na gestão de políticas de esporte e de lazer no Parque Ararigbóia em Porto Alegre. O trabalho foi construído a partir de uma etnografia na qual foi realizado um trabalho de campo de aproximadamente dois anos quando se produziram diários de campo e entrevistas semi-estruturadas como forma de produção de informações. Apresenta no primeiro momento uma contextualização histórica das políticas na cidade como um todo. Posteriormente é discutida a apropriação do processo de gestão pela comunidade, em que foram evidenciadas relações com diferentes teorias democráticas. Conclui que existe a caracterização de um hibridismoem que há a alternância de diferentes noções de democracia dependendo da situação.
Downloads
Referências
AGUIAR, Neuma. Patriarcado, sociedade e patrimonialismo. Soc. estado. v.15, n.2 Brasília jun./dez. 2000.
AMARAL, Silvia Cristina Pereira. Políticas públicas de lazer e participação Cidadã: Entendendo o Caso de Porto Alegre. Tese (doutorado) - apresentada no programa de Pós-graduação em Educação Física da universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2003.
AVRITZER, L. Moralidade da democracia. Ensaios em teoria Habermasiana e teoria democrática. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. São Paulo: Papirus, 1997.
CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: EDUSP, 1997.
CUNHA, Maria Luisa. As práticas Corporais e Esportiva na Praças e Parques Públicos de Porto Alegre (1920 – 1940). Dissertação (mestrado) - Ciências do Movimento Humano - UFRGS, 2009.
DAHL, Robert. Participation and opposition. New Haven: Yale University Press, 1971.
FEDOZZI, Luciano. Cidadania e Cultura Política. Doze anos de governo participativo em Porto Alegre (1989-2000). Tese (Doutorado) - defendida no Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: 2002.
________. et al. Participação, cultura política e cidades. Sociologias, v.14, n. 30, maio/ago. 2012.
FEIX, Eneida. Lazer na cidade de Porto Alegre do início do Século XX: a institucionalização da recreação pública. Dissertação (Mestrado) - defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2003.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.
LANDÉ, Carl H. “Introduction. The dyadic basis of clientelism”. In: SCHIMIDT, Steffen W. et al. Friends, followers and factions: a reader. Berkeley: University of Carlifornia Press, 1977. p. 13-37.
LEACH, Edmund Ronald. Sistemas Políticos da alta Birmânia: um estudo etnográfico da estrutura social Kachin. São Paulo: Edusp, 1996.
LORIS, Fabiana. Com os olhos no futuro: urbanização e modernidade no projeto editorial da Revista do Globo (1929–1935). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- graduação em História da UFRGS. Porto Alegre, 2003.
LUBENOW, J. A.. Esfera pública e democracia deliberativa em Habermas: modelo teórico e discursos críticos (online, print). Kriterion, v. 121, p. 227-258, 2010.
MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Nasif:2003.
MAZO, Janice; GAYA, Adroaldo. As associações desportivas em Porto Alegre (Brasil): espaço de representação da identidade cultural teuto-brasileira. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. Porto, v.6, n. 2, p. 205 -216, 2006.
MILL, John Stuart. Considerations on Representative Government. Ebook. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/gu005669.pdf Acesso em: 24 ago. 2014.
MOLINA, Rosane Maria Kreusburg. A participação cidadã nos marcos das políticas de lazer: implicações e protagonismos O caso do Projeto Centro de Comunidade, na cidade de Porto Alegre. Movimento, Porto Alegre, v. 10, n. 2, p.11-37, maio/agosto de 2004.
PATERMAN, Carole. Participação e teoria democrática. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
ROUSSEAU. Jean Jaques. Do Contrato Social. Ebook. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/contratosocial.pdf.
SCHAFF, Ismael Antonio Bacelar. Formação permanente e suas relações com a prática do professor de educação física na Secretaria Municipal de Esportes Recreação e Lazer de Porto Alegre. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Porto Alegre, 2009.
SANTOS, Boaventura de Sousa e AVRITZER, Leonardo. Para ampliar o cânone democrático. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SANTOS, Hamilton. A democratização do Esporte e do Lazer em Porto Alegre: um estudo das políticas públicas do período 1989 a 2000. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS. Porto Alegre 2003.
SILVA, Débora Bernardo da. O planejamento urbano e a administração popular de Porto Alegre: discursos e práticas. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós- graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS. Porto Alegre, 2004.
STIGGER, Marco Paulo. Administração de Parques Públicos e Democracia: um estudo de caso na área de políticas públicas para o lazer numa perspectiva democrática. Dissertação (Mestrado) - Educação Física. Universidade Gama Filho, Rio de Janeiro, 1992.
STIGGER, Marco Paulo. Politicas sociais em lazer, esportes e participação: uma questão de acesso e de poder; ou subsídios para tomar uma posição frente à pergunta: "são as políticas públicas para educação física, esportes e lazer, efetivamente políticas sociais?". Motrivivência, v. 10, n. 2 1998.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
WINKIN, Yves. Descer ao campo. In: ________. A nova comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus Editora, 1998. p. 129 – 145.
WENETZ, Ileana. Presente nas aulas ausentes nas ruas: brincadeiras de crianças marcadas pelo gênero e a sexualidade. Tese (Doutorado) - Ciências do Movimento Humano pela UFRGS, 2012.