Educação Física e Religião

Tensões entre a Educação para o Lazer e a Busca do Prazer

Autores

  • Ana Carolina Capellini Rigoni Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Jocimar Daolio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1249

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Atividades de Lazer, Religião

Resumo

O aumento do segmento evangélico, nas últimas décadas, significa um aumento de alunos evangélicos nas escolas e, consequentemente, nas aulas de Educação Física. A igreja busca propositadamente restringir os comportamentos de seus fiéis, e neste processo de restrição a EF e suas práticas têm sido alvos constantes de atenção por parte de seus membros. Quando o assunto é o lazer e o tempo livre no meio evangélico, nos deparamos com algumas tensões. A noção de “prazer” e as concepções de “decência” e indecência” atribuídas ao movimento humano, por parte dos grupos religiosos, entram em tensão direta com os conteúdos da EF escolar e com a concepção de “educação para o lazer”. Buscamos, portanto, analisar como o lazer é visto pelos grupos evangélicos estudados e como a EF escolar pode ocupar um papel privilegiado no sentido de produzir questionamentos capazes de promover a reflexão crítica e a “educação para o lazer”.

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Publicado

2016-06-01

Como Citar

Rigoni, A. C. C., & Daolio, J. (2016). Educação Física e Religião: Tensões entre a Educação para o Lazer e a Busca do Prazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(2), 364–387. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1249

Edição

Seção

Artigos de Revisão