A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer

Um Estudo de Caso no Centro Educacional de Coaraci

Autores

  • Heber Silva Maia Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Luciano Marques Farias Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Marco Aurélio Ávila Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1288

Palavras-chave:

Educação, Atividades de Lazer, Distribuição Espacial da População

Resumo

O presente estudo foi realizado no município de Coaraci – BA, tendo como objetivo geral, investigar como o Centro Educacional de Coaraci (CEC) pode contribuir no processo de ampliação da democratização do acesso ao lazer na cidade. Essa pesquisa de cunho qualitativo e quantitativo utilizou a abordagem de estudo de caso. Para atingir os objetivos foram aplicados questionários mistos e aberto aos sujeitos envolvidos no cotidiano escolar (alunos, professores, diretor e pais). Os resultados foram discutidos com diversos teóricos que tratam de questões ligadas à educação, ao lazer, e especificamente ao programa escola aberta. Conclui-se que a maioria dos depoentes indicam um potencial no CEC para implantação do projeto supracitado e para ampliação da democratização ao acesso do lazer em Coaraci, através da implementação da Escola Aberta, porém ainda existem poucas iniciativas, sobretudo do poder público e muitas dificuldades para uma melhor relação da escola com a comunidade na realização das atividades de lazer.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Maia, H. S., Farias, L. M., & Ávila, M. A. (2016). A “Escola Aberta” Como Instrumento de Lazer: Um Estudo de Caso no Centro Educacional de Coaraci. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 19(3), 102–137. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2016.1288

Edição

Seção

Artigos Originais