Análise sobre os Espaços de Esporte e Lazer no Morro da Formiga/RJ

  • Allana Camargo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Roberta Sales Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Marcelo de Paula Melo Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Bruno Gawryszewski Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Palavras-chave: Morro da Formiga, Espaço Público de Esporte e Lazer, Rio de Janeiro

Resumo

O objetivo deste trabalho foi mapear e analisar os espaços públicos de esporte e lazer disponíveis no Morro da Formiga, favela localizada no bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de campo, em que foram realizadas observações in loco dos espaços de lazer sobre as condições de conservação e acessibilidade para a população. O Morro da Formiga tem espaços de lazer muito frequentados pelos moradores, como a escola de samba Império da Tijuca, o baile funk e os bares. No entanto, as praças públicas e programas de prática de atividades físicas têm graves problemas para sua efetivação, o que restringe fortemente a utilização desses espaços. Concluímos que, a despeito das iniciativas de lazer que se fomentam pelo próprio interesse dos moradores, a insuficiente promoção e conservação dos espaços públicos de esporte e lazer refletem a produção e distribuição desigual das políticas públicas na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATHAYDE, Pedro; MASCARENHAS, Fernando & SALVADOR, Evilásio. Primeiras aproximações de uma análise do financiamento da política nacional de esporte e lazer no Governo Lula. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v.37, n.1, p. 2-10; mar/2015.

BARBOSA, Jorge Luiz; SILVA, Jailson de Souza. As favelas como territórios de reinvenção da cidade. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, Rio de Janeiro, n.1, p.115-126; fev/2013.

GAWRYSZEWSKI, Bruno. Políticas de educação, hegemonia e territórios pacificados: estratégias contemporâneas para gestão da governabilidade. Rio de Janeiro, 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2013.

INSTITUTO Brasileiro Geografia e Estatística – IBGE. Censo Demográfico 2010. Rio de Janeiro, IBGE 2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br. Acesso em: 15 jun. 2017.

______. Pesquisa da área ocupada pelas comunidades cadastradas segundo as Áreas de Planejamento e Regiões administrativas – Município do Rio de Janeiro: IBGE, 2013. Disponível em: http://ibge.gov.br . Acesso em: 15 jun. 2017.

KOWARICK, Lúcio. Escritos Urbanos. São Paulo: Editora 34, 2000.

LEEDS, Elizabeth. Cocaína e poderes paralelos na periferia urbana brasileira: ameaças à democratização em nível local. In: ZALUAR, Alba & ALVITO, Marcos. (Orgs.) Um século de favela. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p.233-276.

MELO, Marcelo Paula. Esporte e juventude pobre: A Vila Olímpica da Maré e as Políticas de lazer em Favelas no Rio de Janeiro: Campinas: Autores Associados, 2005.

______; JESUS, Marcelo Siqueira & Bezerra, Diogo V. B. Praças públicas e possibilidades lúdicas: uma análise das praças Serzedelo Correia e Edmundo Bittencourt em Copacabana-RJ. Licere, Belo Horizonte, v.19, n.1, p. 177-202 mar/2016.

MELO, Victor Andrade & ALVES JUNIOR, Edmundo. Introdução ao lazer. São Paulo: Manole; 2003.

MEZZAROBA, Cristiano et al. Dos equipamentos de esporte e lazer ao problema da acessibilidade na orla de atalaia: uma questão de política pública! Motrivivência, Florianópolis, n.39, p.35-36, dez/2012.

PANDOLFI, Dulce Chaves; Grynspan, Mário. A favela fala: depoimentos ao CPDOC. Editora FGV: Rio de Janeiro, 2003.

PERES, Fabio de Faria. Lazer, Juventude e Sociabilidade em um Conjunto de Favelas Cariocas. Tese Doutorado. Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca. Rio de Janeiro: s.n, 2009.

SANTOS, Hermílio et al. Infância e violência: Cotidiano de crianças pequenas em favelas do Rio de Janeiro Morro da Formiga. Porto Alegre: PUCRS, julho/2013.

SAWITZKI, Rosalvo Luis. Políticas públicas para esporte e lazer: para além do calendário de eventos esportivos. Licere, Belo Horizonte, v.15, n.1, p. 1-16, mar/2012.

SILVA, Emília Amélia Pinto Costa et al. Sociedade, Cultura e Saúde: motivação na utilização de espaço público de lazer. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 171-188, 2012.

SILVA, Jailson Souza e; FERNANDES, Fernando; BRAGA, Raquel. Grupos criminosos armados com domínio de território: reflexões sobre a territorialidade do crime na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. In: JUSTIÇA GLOBAL (Org.). Segurança, tráfico e milícias no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Böll, p. 16-24, 2008.

VALLA, Victor Vincent. Repensando a Educação popular e a favela. In: ________. (Org.) Educação e Favela: políticas para as favelas do Rio de Janeiro. 1940-1985. Petrópolis: Vozes, 1986. Pp. 15-27.

VALLADARES, Lícia do P. A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

ZALUAR, A.; ALVITO, M. Introdução. In: ZALUAR, A; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1999, p.07-24

Publicado
2019-06-22
Como Citar
Camargo, A., Sales, R., Melo, M. de P., & Gawryszewski, B. (2019). Análise sobre os Espaços de Esporte e Lazer no Morro da Formiga/RJ. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(2), 18-47. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.13542
Seção
Artigos Originais