Redimensionamento da Utilização dos Espaços Públicos nas Cidades
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.13581Palavras-chave:
Espaços Públicos, Formação Permanente, Convívio ComunitárioResumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre a estruturação e/ou reorganização de espaços públicos como locais de formação permanente, de prestação de serviços públicos, de convivência social, cultural, esportiva e de lazer. Nesse contexto, entende-se como significativo o planejamento participativo, a organização e a realização nas cidades de programas sociais, culturais, educativos, esportivos e de lazer como alternativa para contribuir com a humanização da sociedade, convívio comunitário, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento social, em ambientes saudáveis, sustentáveis e de acesso público.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. O direito a tempos-espaços de um justo e digno viver. In: MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da educação integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012.
BONALUME, Cláudia Regina: Políticas públicas de esporte e lazer em Caxias do Sul: uma vivência construída coletivamente. Participe: revista de participação e cidadania / Associação da participação, Instituto de Políticas públicas da FIDENE : v. 5, n. 8 e 9 (jan./jun. - jul./dez. 2005), 2005.
DIETRICH,K.;LANDAU, G. – Sportpädagogik: grundlagen, positionen, tendenzen. Reinbeck bei. Hamburg: Rororo, 1990.
FERREIRA, A. Gomes. As cidades educadoras. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra. Portugal. Mimeo (2007).
GÓMEZ Granell, Carmén; VILA, Ignácio (Coord.) La Ciudade como proyeto Educativo. In: Introducción. Ediciones Octaedro. 2001.
MOLL, Jaqueline (Org.). Caminhos da Educação Integral no Brasil: direito a outros tempos e espaços educativos. Porto Alegre: Penso, 2012. 504 p.
ZINGONI, Patricia. Descentralização e Participação em Gestões Municipais de Esporte e Lazer: In WERNECK Christiane Luce Gomes; ISAYAMA Hélder Ferreira (Orgs.). Lazer, Recreação e Educação Física. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.