O Lazer como Componente Curricular no Ensino Superior

Uma Análise a Partir da Educação Física

Autores

  • Janisson dos Santos Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Cae Rodrigues Universidade Federal de Sergipe (UFS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15313

Palavras-chave:

Teorias do Lazer, Currículo, Formação Profissional

Resumo

A pesquisa objetivou investigar teorias e conceitos de lazer desenvolvidos em cursos de Educação Física de instituições de ensino superior do estado de Sergipe. A pesquisa é apresentada no artigo em três seções: a primeira traz uma síntese de questões significativas referentes ao currículo; a segunda, uma oposição relevante para a compreensão das orientações filosófico-pedagógicas no campo do lazer; a terceira destinou-se à análise textual qualitativa dos dados empíricos coletados na pesquisa. O corpus foi composto por programas de Educação Física de instituições de ensino superior no estado de Sergipe que desenvolvem o componente curricular “lazer”, além de entrevistas com professores e alunos envolvidos nessas disciplinas. A análise mostra que há evidência das abordagens fenomenológica (uma disciplina) e positivista (duas disciplinas), tanto na forma (predominante) em que as disciplinas são desenvolvidas (métodos), como na própria conceituação do lazer (conteúdo).

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

Santos, J. dos, & Rodrigues, C. (2019). O Lazer como Componente Curricular no Ensino Superior: Uma Análise a Partir da Educação Física. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(3), 283–320. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15313

Edição

Seção

Artigos Originais