Produtivismo Versus Criatividade

A Intensificação do Trabalho Docente Universitário à Luz do Ócio Criativo

Autores

  • Victor Reis Mazzei Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Maria Cecília da Silva Camargo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • André da Silva Mello Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15352

Palavras-chave:

Trabalho Docente, Produtivismo, Ócio Criativo

Resumo

Esse ensaio reflete como a sobrecarga de trabalho tem impactado na atuação dos professores de ensino superior. Pressionados por metas e prazos, muitos docentes intensificam sua dinâmica laboral, comprometendo, com isso, suas práticas profissionais e, sobretudo, reduzindo o tempo para suas vidas pessoais, o que tem se desdobrado em prejuízo à saúde dos mesmos. Para o desenvolvimento desse artigo, empreendemos um levantamento bibliográfico baseado em autores que nos permitiram discutir o cenário acadêmico que “celebra” a produtividade e a competição entre os pares. A fim de promover um contraponto, trouxemos ao debate o Ócio Criativo, temática desenvolvida pelo sociólogo Domenico de Masi, cuja proposta teórica reside em uma conciliação entre a satisfação profissional, o aprendizado e a criatividade, na qual o tempo livre é necessário para repensar a prática e abastecer o repertório cultural.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Mazzei, V. R., Camargo, M. C. da S., & Mello, A. da S. (2019). Produtivismo Versus Criatividade: A Intensificação do Trabalho Docente Universitário à Luz do Ócio Criativo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(3), 623–646. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.15352

Edição

Seção

Artigos de Revisão