Cinediversidade

Uma Estratégia de Educação para os Direitos Humanos na Universidade de São Paulo

Autores

  • Anderson Maia do Nascimento Universidade de São Paulo (USP)
  • Alessandro Soares da Silva Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15353

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Não Formal, Direitos Humanos

Resumo

O presente trabalho visa explorar a capacidade educativa do cinema para os direitos humanos e diversidade, perpassando noções da educação não-formal pelo lazer, políticas públicas e consciência política. Assim como, salientar a necessidade de espaços de trocas e diálogos acerca de intolerância e preconceito dentro da Escola de Artes Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). O CineDiversidade constitui-se como esse espaço de trocas e formação política, objetivando fortalecer a resistência contra ataques opressores de toda natureza: racista, machista, xenofóbicas e LGBTfóbicas. O projeto funciona com sessões de filmes seguidas por debates orientados por pessoas com certa experiência acerca do tema tratado pelo filme, aplicaram-se questionários aos participantes objetivando identificar algumas subjetividades por parte do grupo frequentador, bem como a melhoria e ajustamento do projeto.

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Publicado

2019-09-27

Como Citar

Nascimento, A. M. do, & Silva, A. S. da. (2019). Cinediversidade: Uma Estratégia de Educação para os Direitos Humanos na Universidade de São Paulo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(3), 647–684. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2019.15353

Edição

Seção

Relatos de Experiências