O Lazer dos Professores da Rede Estadual Paulista

Uma Investigação Comparativa Entre os Gêneros

Autores

  • Bruno Modesto Silvestre Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Silvia Cristina Franco Amaral Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1587

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Trabalho, Docentes

Resumo

A pesquisa teve por objetivo investigar as diferenças existentes entre os gêneros no tempo de não trabalho e nas vivências de lazer de trabalhadores docentes da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório, realizado com 29 professores que atuam em escolas dessa rede de ensino na cidade de Campinas. Foi composto por análises de legislações que versam sobre o trabalho docente, no estudo sobre os usos do tempo dos voluntários na pesquisa e na realização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicaram disparidades nas concretas manifestações do lazer das trabalhadoras docentes do gênero feminino, quando comparado ao gênero masculino, tanto pela menor quantidade de horas destinadas ao lazer, quanto pela qualidade e diversidade das vivências desse fenômeno. 

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Publicado

2017-03-28

Como Citar

Silvestre, B. M., & Amaral, S. C. F. (2017). O Lazer dos Professores da Rede Estadual Paulista: Uma Investigação Comparativa Entre os Gêneros. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(1), 60–87. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1587

Edição

Seção

Artigos Originais