Concepção e Planejamento de Áreas Infantis de Parques Públicos da Cidade de Rennes na França

Autores

  • Daniella Tschöke Santana Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Aline Tschöke Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Luize Moro Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Karine do Rocio Vieira dos Santos Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Emília Amélia Pinto Costa da Silva Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Gabriela Cardoso Machado Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1588

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Jogos e Brinquedos, Parques Recreativos, Áreas Verdes

Resumo

Na cidade contemporânea as áreas infantis, espaços públicos destinados às brincadeiras das crianças, assumem um papel de importância na garantia do direito ao brincar na cidade. Esta pesquisa busca analisar as formas de organização e planejamento de espaços e equipamentos de três áreas destinadas às crianças de três parques públicos da cidade de Rennes, na França. Observações assistemáticas e participantes, registros fotográficos, análise de documentos públicos da cidade de Rennes e aplicação de questionário com o gestor responsável por estes espaços compuseram a metodologia. Observou-se que os espaços em Rennes são seguros, mantidos e possuem uma política de gestão. As áreas infantis constituem-se como importantes brechas do brincar infantil nas cidades e por isso estes espaços devem ser o mais atrativo, seguro e dinâmico, a fim de que possam atender ao menos uma parcela das necessidades das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, T. S. de. A privatização no Parque Barigui: possíveis influências na apropriação dos espaços e equipamentos de lazer. 2014. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

FERRONATO, Raquel Franco; BATISTA, Cleide Vitor Mussini. Brincar: um direito de liberdade. Londrina: Eduel, 2013.

GEORENNESMETROPOLE. Plan Intéractive de Rennes (Ville et Metropole) - 2011. Disponível em:<http://www.geo.rennesmetropole.fr/>. Acesso em: 01 nov.2013.

INSEE – Institut National de la Statistique et des Études Économiques (2010). Disponível em:<http://www.insee.fr/fr/themes/tableau_local.asp?ref_id=POP&millesime=2010&ni vgeo=CV&codgeo=3598>. Acesso em: 06 nov. 2013.

JACOBS, J. Morte e vida de grandes cidades. Tradução Carlos S. Mendes Rosa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

L’OUEST ÉCLAIR. Le parc de Maurepas, “Paradis des enfants”. Rennes, 26 juillet 1939. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k6616931/f8>. Acesso em: 24 nov. 2013.

MARCELLINO, N. C. Estudos do Lazer: uma introdução. 4. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

________. et al. Espaços e equipamentos de lazer em região metropolitana: o caso da RMC – Região Metropolitana de Campinas. Curitiba: Opus, 2007.

MORO, L. Conhecendo os parques de Curitiba e seus espaços públicos destinados às brincadeiras infantis. 2012. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012.

RECHIA, S. Planejamento dos espaços e dos equipamentos de lazer nas cidades: uma questão de “saúde urbana”. In: FRAGA, A. B.; MAZO, J. Z.; STIGGER, M. P.; GOELLNER, S. V. (Orgs.). Políticas de lazer e saúde em espaços urbanos. Porto Alegre: Gênese, 2009.

________.; BÉTRAN, J. O. Parques urbanos de Barcelona: relação entre os usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 181-202, julho/setembro de 2010.

________.; TSCHÖKE, A. O lazer das crianças no bairro Uberaba em Curitiba: a dialética entre os espaços de lazer e a problemática urbana na periferia. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 34, p. 01, 2012.

RENNES. Cahier de Prescriptions Générales de L’espace Public – Espaces Verts – Livret A (Typologie et Prescrptions Comunnes). 12 novembre 2008a. Disponível em: < http://www.espacepublic.rennes.fr/>. Acesso em: 17 nov. 2013.

RENNES. Prix de la ville ludique 2005. Rennes, 2005b.

RENNES. Guide de Maintenance - La Gestion Differenciée à Rennes. Rennes, 2005c.

RENNES. Plan Local d’Urbanisme. Document I. Rapport de Présentation. 1. Contexte, diagnostic, état initial de l’environnement. P.L.U. approuvé le 17 mai 2004d.

SEGAWA, H. Ao amor do público: jardins no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1996.

TONUCCI, F. La ciudad de los niños: un modo nuevo de pensar la ciudad. Buenos Aires: Losada, 1996.

TSCHOKE, A. Lazer na infância: possibilidades e limites para vivência do lazer em espaços públicos na periferia de Curitiba/Paraná. 2010. 99f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

WRIDT, Pamela J. An Historical Analysis of Young People’s Use of Public Space, Parks and Playgrounds in New York City. Children, Youth and Environments. v.14, n. 1, p. 100-120, 2004.

Downloads

Publicado

2017-03-28

Como Citar

Santana, D. T., Rechia, S., Tschöke, A., Moro, L., Santos, K. do R. V. dos, Silva, E. A. P. C. da, & Machado, G. C. (2017). Concepção e Planejamento de Áreas Infantis de Parques Públicos da Cidade de Rennes na França. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(1), 88–114. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1588

Edição

Seção

Artigos Originais