Projeto Social e Educação Física

Fundamentos e Produção de Sentidos em uma Proposta de Educação em Valores

Autores

  • Rodrigo Marques Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Aline Oliveira Vieira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Felipe Rodrigues Costa Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16277

Palavras-chave:

Projeto Social, Educação Física e Treinamento, Educação em Valores

Resumo

Este estudo analisa os sentidos que os professores de Educação Física, educadores sociais e jovens atribuem à educação em valores desenvolvida e ministrada em um projeto social do Estado do Espírito Santo. Caracteriza-se como um estudo de caso etnográfico, utilizando os instrumentos: análise documental, observação não participante, registro no diário de campo, entrevista semiestruturada e grupo focal. Participaram da pesquisa um professor de Educação Física, quatro educadores sociais e 28 jovens. O estudo identifica que os sujeitos partem a priori de suas experiências formativas e desenvolvem uma atividade que lhes é própria. A mediação do conteúdo valores acontece de forma incidental, não sistematizada, de acordo com as demandas que ocorrem na prática. Dentro do projeto social, a prática e a especificidade das oficinas demonstraram fazer sentido para a intervenção dos sujeitos.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Marques, R., Vieira, A. O., Costa, F. R., & Santos, W. dos. (2019). Projeto Social e Educação Física: Fundamentos e Produção de Sentidos em uma Proposta de Educação em Valores. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(4), 448–488. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16277

Edição

Seção

Artigos Originais