A Teoria Sociológica de Norbert Elias e a Produção Científica em Educação Física no Brasil

Uma Revisão Sistemática

Autores

  • Adriely Gonçalves Orlando Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Fabiane Castilho Teixeira Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)
  • Vinicius Machado de Oliveira Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Claudio Kravchychyn Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Juliano de Souza Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16281

Palavras-chave:

Produção Científica, Educação Física, Sociologia

Resumo

A revisão sistemática objetivou identificar os conceitos da teoria de Norbert Elias e o modo com que têm sido acionados nas produções científicas em Educação Física no Brasil, publicadas no período de 2007 a 2018. Foram mapeadas as bases de dados Lilacs, Scielo, Scopus e Web of Science, complementada por busca manual realizada em periódicos A2, B1 e B2 da área e 16 artigos foram identificados. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. Os resultados identificaram conceitos chaves da teoria empregada nos artigos. Conclui-se que, apesar de a comunidade científica operar com conceitos eliasianos, o alcance deste referencial na área enfatiza, sobretudo, dinâmicas que envolvem o fenômeno esportivo, estando, esse quadro em aberto para subsidiar o tratamento de outros objetos caros à Educação Física.

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Publicado

2019-12-24

Como Citar

Orlando, A. G., Teixeira, F. C., Oliveira, V. M. de, Kravchychyn, C., Souza, J. de, & Barbosa-Rinaldi, I. P. (2019). A Teoria Sociológica de Norbert Elias e a Produção Científica em Educação Física no Brasil: Uma Revisão Sistemática. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 22(4), 567–591. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2019.16281

Edição

Seção

Artigos de Revisão