A Brincadeira e o Jogo no Currículo da Educação Física

A Concepção Apresentada na Versão Preliminar da Base Nacional Comum Curricular

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Felipe de Souza Jesus Rede Estadual de Ensino de São Paulo
  • Elisabete dos Santos Freire Universidade São Judas (USJT)
  • Luiz Sanches Neto Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1730

Palavras-chave:

Atividade de Lazer, Jogos e Brinquedos, Currículo

Resumo

Neste artigo, investigamos como o jogo e a brincadeira são apresentados na segunda proposta provisória para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Educação Física (EF). Partimos do pressuposto de que há uma associação entre a política educacional mundial e a organização do sistema escolar brasileiro, com utilização de diversas ferramentas, incluindo a construção de um currículo comum como requisito de certas garantias de acesso ao conhecimento. Analisamos que a avaliação em larga escala pode mascarar essas garantias e que, desde a última década do século XX, os Parâmetros Curriculares Nacionais influenciaram o surgimento de diversas propostas curriculares no país, nas quais, predominantemente, a EF assumiu elementos da Cultura Corporal de Movimento, como a brincadeira e o jogo. Concluímos que a BNCC avança ao propor o tratamento pedagógico do jogo e da brincadeira como conteúdos, mas limita a presença destas temáticas à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

 

 

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Maldonado, D. T., Jesus, F. de S., Freire, E. dos S., & Sanches Neto, L. (2017). A Brincadeira e o Jogo no Currículo da Educação Física: A Concepção Apresentada na Versão Preliminar da Base Nacional Comum Curricular. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(4), 152–185. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1730

Edição

Seção

Artigos Originais