“E o Lazer na Construção do Jogo do Saber?? Ninguém Sabe, Ninguém Viu!!!”

Autores

  • Débora Alice Machado da Silva Escola Superior de Educação Física (ESEF)
  • Mário Hiago de Souza Escola Superior de Educação Física (ESEF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1731

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação, Projetos

Resumo

A difusão das Escolas de Tempo Integral impõe a reflexão sobre a ampliação da jornada escolar repensando toda a dinâmica do uso dos tempos dos espaços e dos objetivos que lhe são constitutivos. Nesse trabalho analisamos de que maneira a temática do lazer aparece no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de escolas de Tempo Integral do Município de Jundiaí-SP, buscando compreender suas implicações para a garantia do direito ao lazer, em sua relação com a educação. Trata-se de uma pesquisa de campo qualitativa realizada por meio da análise do PPP a partir de determinadas categorias. O estudo aponta para necessidade de uma maior reflexão acerca do lazer na construção dos PPPs, tendo em vista sua estreita relação com a vida cultural da sociedade e dos territórios em que as escolas estão situadas, mas do que isso pelo lazer se configurar como uma possibilidade de formação e participação cidadã.

 

 

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Publicado

2017-12-18

Como Citar

Silva, D. A. M. da, & Souza, M. H. de. (2017). “E o Lazer na Construção do Jogo do Saber?? Ninguém Sabe, Ninguém Viu!!!”. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(4), 186–211. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1731

Edição

Seção

Artigos Originais