Lazer, Arte e Dança
O Bumba Meu Boi como Manifestação Cultural na Cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1771Palavras-chave:
Cultura, Atividades de Lazer, ObservaçãoResumo
A pesquisa tem como objetivo geral compreender a encenação do folguedo do Bumba meu Boi realizado pelo Grupo Cupuaçu na cidade de São Paulo. Enquanto metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa de caráter exploratório. Foram utilizados os enfoques bibliográficos e de campo. Para a pesquisa de campo optou-se pela aplicação do estudo de caso, utilizando como instrumento de pesquisa a observação em equipe. Conclui-se que os folguedos do Bumba meu boi encenados pelo Grupo Cupuaçu sofrem mudanças em sua concepção, devido ao contexto urbano na metrópole, exercendo influência direta em sua produção e com estreita ligação à promoção de atividades de lazer e entretenimento na cidade de São Paulo.
Downloads
Referências
AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi no Maranhão. 2. ed. São Luís: Alumar 1997.
BASTIDE, Roger. Sociologia do Folclore Brasileiro. São Paulo: Anhambi, 1959.
BUENO, André Paula. Bumba-meu-boi Maranhense em São Paulo. São Paulo: Nankin Editorial, 2001.
CARDOSO, Leila Conceição Martins. De marginal a oficial: a fabricação do Bumba- meu-boi como símbolo de identidade do Estado do Maranhão. In: Revista RIF, Ponta Grossa, PR, v.10, n. 19, p. 27-43. jan/abr, 2012.
CARVALHO, Maria Michol. Matracas que desafiam o tempo: é o Bumba-Boi do Maranhão, um estudo da tradição/modernidade na cultura popular. São Luís: [s.n.] 1995.
FRANÇA, Jeovah Silva; REIS, José Ribamar Sousa dos. Lira Jovem: A nova geração de Bumba-meu-boi da Ilha. São Luís: Valeumandoulegal Produções e Eventos, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MARQUES, Francisca Ester de Sá. Mídia e experiência estética na cultura popular: o Bumba-meu-Boi no Maranhão. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Comunicação e Cultura). Universidade de Brasília, 1996.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Caminhos do pensamento: epistemologia e método. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000.
OLIVEN, Ruben George. Violência e cultura no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1983.
PÁDUA, Vilani Maria. Mário de Andrade e a estética do Bumba-meu-boi. Tese (Doutorado em Teoria Literária e Teoria Comparada). Faculdade de Filosofia e Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2010.
REIS, José Ribamar dos. O ABC do Bumba-Boi do Maranhão. 2. ed. São Luís: Fort Gráfica, 2008a.
REIS, José Ribamar dos. Amostra do Populário Maranhanense: lendas, crenças e outras histórias orais da tradição. São Luís: Fort Gráfica, 2008b.
SAURA, Soraia Chung. Planeta de Boieiros: culturas populares e educação de sensibilidade no imaginário do Bumba-meu-Boi. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, 2008.
SANTOS, Joelina Maria da Silva. As toadas do Bumba-meu-boi: sobre enunciados de um gênero discursivo. Tese (Doutorado Lingüística e Língua Portugesa), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2011.
VEAL, Anthony. Metodologia da pesquisa em lazer e turismo. São Paulo: Aleph, 2011.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: de Coleridge a Orwell. Petrópolis: Vozes, 2011.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.