Os Significados dos Projetos de Esporte e Lazer para Alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Autores

  • Romualdo Ferreira dos Santos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFMG)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1777

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Educação Física e Treinamento, Cultura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar e identificar os significados dos projetos de esporte e de lazer do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – Campus Januária para alunos do Ensino Médio participantes de tais projetos. Como procedimento metodológico foi realizada pesquisa bibliográfica e de campo, fundamentada em autores das Ciências Humanas e da Educação Física, caracterizando este estudo como qualitativo. A pesquisa de campo foi realizada com rapazes dos cursos de Agropecuária e Informática. As técnicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas semiestruturadas, questionário e observação participante. A maioria dos alunos afirmou que os projetos de esporte e lazer são importantes em suas vidas pelo fator da oportunidade de socialização, competição, diversão e em sentido compensatório - obter melhorias para a saúde e quebrar a rotina do dia a dia.

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Publicado

2018-03-21

Como Citar

Santos, R. F. dos, & Silva, C. L. da. (2018). Os Significados dos Projetos de Esporte e Lazer para Alunos do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(1), 267–291. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1777

Edição

Seção

Artigos Originais