Variáveis Socioeconômicas e o Envolvimento no Lazer

Análise com a Escala de Práticas no Lazer (EPL)

Autores

  • Rubian Diego Andrade Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Gisele Maria Schwartz Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Rio Claro
  • Érico Pereira Gomes Felden Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1779

Palavras-chave:

Atividades de lazer, Classe Social, Exercício

Resumo

Este estudo, de natureza quantitativa, teve como objetivo analisar as atividades vivenciadas no lazer, por meio da Escala de Práticas no Lazer (ELP), com foco nas variáveis socioeconômicas. Uma amostra composta por 885 participantes tomou parte da pesquisa exploratória. Os dados analisados descritivamente apontam que as práticas sociais e virtuais estão entre as atividades mais praticadas. Diferenças entre os gêneros foram identificadas nas atividades manuais, sociais e físico-esportivo, esta última superior entre os homens. Pessoas solteiras realizam mais atividades no lazer. Pessoas com baixo nível educacional são mais engajadas em atividades manuais, sociais e virtuais. Já sujeitos com maior escolaridade, realizam atividades artísticas e turísticas. A idade apresentou correlação negativa com as práticas, com exceção das atividades manuais. Em relação à renda, houve correlação positiva no turismo. Apesar de a literatura sugerir que o envolvimento em atividades nos diversos conteúdos culturais do lazer seja positivo, os resultados evidenciam que questões socioeconômicas são determinantes para as escolhas no lazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, R. D. et al. Validade de construto e consistência interna da escala de práticas no lazer para adultos. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. No prelo 2017.

AVITAL, D. Gender differences in leisure patterns at age 50 and above: micro and macro aspects. Ageing and Society, Cambridge, v. 37, n. 1, p. 139-166, 2017.

BRAMANTE, A. C. Qualidade de vida e lazer. In GONÇALVES, A.; VILATA, R. (Org.). Qualidade de vida e atividade física: explorando teoria e prática. Barueri: Manole, 2004. p. 185-205.

BRASIL, Decreto n. 8.618, de 29 de dezembro de 2015. Regulamenta a Lei n. 13.152, de 29 de julho de 2015, que dispõe sobre o valor do salário mínimo e a sua política de valorização de longo prazo. Diário Oficial, Brasília, DF, 30 dez. 2015. Seção 1, p. 5.

________, Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Conselho Nacional de Saúde aprovar as seguintes diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial, Brasília, DF, 13 jun. 2013. Seção 1, p. 59.

BRYCE, J. The technological transformation of leisure. Social Science Computer Review, Durham, v. 19, n. 1, p. 7-16, 2001.

CAMARGO, L. O. L. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna. 1998.

CHATZITHEOCHARI, S.; ARBER, S. Class, gender and time poverty: a time-use analysis of British workers’ free time resources. The British journal of sociology, Londres, v. 63, n. 3, p. 451-471, 2012.

CHENG, T. M.; HUNG, S. H.; CHEN, M. T. The influence of leisure involvement on flow experience during hiking activity: using psychological commitment as a mediate variable. Asia Pacific Journal of Tourism Research, Hong Kong, v. 21, n. 1, p. 1-19, 2016.

CHOI, M.; GLASSMAN, M.; CRISTOL, D. What it means to be a citizen in the internet age: Development of a reliable and valid digital citizenship scale. Computers & Education, Amsterdam, v. 107, n. 1, p. 100–112, 2017.

DALGAARD, C. J.; STRULIK, H. The genesis of the golden age: Accounting for the rise in health and leisure. Review of Economic Dynamics, Orlando, v. 24, 132-151, 2017

DAVIM, R. M. B. et al. O lazer diário como fator de qualidade de vida: o que pensa um grupo da terceira idade. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 2, n. 1, p. 19-24, 2008.

DEL DUCA, G. F. et al. Inatividade física no lazer em trabalhadores da indústria do Rio Grande do Sul, Brasil. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 180-188, 2011.

DUMAZEDIER, J. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.

FINKEL, D.; ANDEL, R.; PEDERSEN, N. L. Gender Differences in Longitudinal Trajectories of Change in Physical, Social, and Cognitive/Sedentary Leisure Activities. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, Washington, p. gbw116, 2016.

FORD, E. S. et al. Physical activity behaviors in lower and higher socioeconomic status populations. American journal of epidemiology, Baltimore, v. 133, n. 12, p. 1246- 1256, 1991.

GOMES, C. L.; ISAYAMA, H. F. (Orgs.). Direito social ao lazer no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.

GOMES, C. L. Lazer urbano, contemporaneidade e educação das sensibilidades. Itinerarium, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 18, 2008.

________. Lazer: Necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, 2014.

GONTAREV, S.; KALAC, R. Prediction of physical activity factors in Macedonian adolescents. Journal of Physical Education and Sport, Arges, v. 16, n. 1, p. 88, 2016.

GUANGLIANG, X. I. et al. Spatio-temporal Fragmentation of Leisure Activities in Information Era: Empirical Evidence from Nanjing, China, Chinese Geographical Sciences, Pequim, v. 27, n. 1, p. 137–150, 2017.

HALLAL, P. C. et al. Physical inactivity: prevalence and associated variables in Brazilian adults. Medicine and Science in Sports and Exercise, Madison, v. 35, n. 11, p. 1894-1900, 2003.

HANKONEN, N. et al. What explains the socioeconomic status gap in activity? Educational differences in determinants of physical activity and screentime. BMC Public Health, London, v. 17, n. 1, p. 144-152, 2017.

HARMON, J.; KYLE, G. T. Positive emotions and passionate leisure involvement. Annals of Leisure Research, Melbourne, v. 19, n. 1, p. 62-79, 2016.

HICKS, S. A.; SIEDLECKI, K. L. Leisure Activity Engagement and Positive Affect Partially Mediate the Relationship Between Positive Views on Aging and Physical Health. The Journals of Gerontology Series B: Psychological Sciences and Social Sciences, Washington, v. 72, n. 2, p. 259-267, 2017.

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Práticas de esporte e atividade física. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: . Acesso em: 18 maio 2017.

JACK, B. M.; SHE, H. C.; LIN, H. S. Effects of self-evaluated value and cognition on leisure science engagement. International Journal of Science Education, Londres, v. 6, n. 4, p. 341-354, 2016.

JAMROZY, U. et al. The multiple dimensions of consumption values in ecotourism. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, Bingley, v. 11, n. 1, p. 18-34, 2017.

KLEIBER, D. A. Leisure activities in later life. In: PACHANA, N. A. (Org.). Encyclopedia of Geropsychology. Cham: Springer, 2016. p. 1-8.

LEUNG, L.; ZHANG, R. Predicting tablet use: A study of gratifications-sought, leisure boredom, and multitasking. Telematics and Informatics, Hong Kong, v. 33, n. 2, p. 331-341, 2016.

LØVLIEN, M.; MUNDAL, L.; HALL-LORD, M. L. Health-related quality of life, sense of coherence and leisure-time physical activity in women after an acute myocardial infarction. Journal of clinical nursing, No prelo 2017.

MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. 5ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

MEYER, S.; ROSENBLUM, S. Children With Celiac Disease: Health-Related Quality of Life and Leisure Participation. American Journal of Occupational Therapy, Boston, v. 70, n. 6, p. 1-8, 2016

MUDRAK, J. et al. Physical activity, self-efficacy, and quality of life in older Czech adults. European Journal of Ageing, Berlim, v. 13, n. 1, p. 5-14, 2016.

NAMAN, M. et al. O Lazer nas Diferentes Fases da Vida de Centenários. Licere, Belo Horizonte, v. 20, n. 1, p. 201-220, 2017.

PAZIN, J. et al. Atividade física no lazer, deslocamento, apoio social e percepção do ambiente urbano em homens e mulheres de Florianópolis/SC. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 3, p. 743-755, 2016.

RECHTER, E.; SVERDLIK, N. Adolescents' and teachers' outlook on leisure activities: Personal values as a unifying framework. Personality and Individual Differences, Malden, v. 99, p. 358-367, 2016.

SANTOS, I. et al. Motivation and Barriers for Leisure-Time Physical Activity in Socioeconomically Disadvantaged Women. PloS one, São Francisco, v. 11, n. 1, p. 1– 14, 2016.

SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v. 2, n. 6, p. 23-31, 2003.

SCHWARTZ, G. M et al. Educando para o lazer. Curitiba: Editora CRV, 2016.

VEAL, A. J. The serious leisure perspective and the experience of leisure. Leisure Sciences, Abingdon, v. 39, n. 3, p. 205-223, 2017.

WILLOUGHBY, B. J.; HALL, S. S.; GOFF, S. Marriage matters but how much? Marital centrality among young adults. The Journal of Psychology, Provincetown, v. 149, n. 8, p. 796-817, 2015.

ZHANG, W. et al. Leisure participation and subjective well-being: Exploring gender differences among elderly in Shanghai, China. Archives of Gerontology and Geriatrics, Amsterdam, v. 69, p. 45-54, 2017.

Downloads

Publicado

2018-03-21

Como Citar

Andrade, R. D., Schwartz, G. M., & Felden, Érico P. G. (2018). Variáveis Socioeconômicas e o Envolvimento no Lazer: Análise com a Escala de Práticas no Lazer (EPL). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(1), 292–312. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1779

Edição

Seção

Artigos Originais