A Revista Licere e a Pauta Científica do Lazer no Brasil de 1998 A 2017
Uma Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1820Palavras-chave:
Conhecimento, Atividades de Lazer, Atividades Científicas e TecnológicasResumo
Trata-se de uma revisão integrativa sobre a produção científica do lazer na Revista Licere. Os estudos publicados sobre lazer entre 1998 e 2017 foram selecionados do site da Revista Licere, totalizando 670 artigos. O critério principal para inclusão na análise foi ser um estudo original. Foram excluídos artigos de revisão, publicações de mesa-redonda, pôsteres e comunicação oral. Foram selecionados 361 estudos para análise na íntegra e as categorias analisadas foram: 1) O tema central dos artigos e a metodologia utilizada, 2) os temas mais recorrentes nas publicações e 3) os temas menos frequentes nas publicações. O estudo concluiu que há elevada ocorrência de artigos sobre políticas públicas, cultura, cidade e espaços para o lazer; juventude, crianças e lazer; e uma grande prevalência de estudos qualitativos, principalmente os de delineamento descritivo, seguido dos estudos de natureza Etnográfica.
Downloads
Referências
AMARAL, S. C; RIBEIRO, O. C; SILVA, D. S. Produção científico-acadêmica em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil. Motrivivência, v. 26, n. 42, p. 27-40,
BENEFIELD, L. E. Implementing evidence-based practice in home care. Home Healthcare Now, v. 21, n. 12, p. 804-809, 2003.
CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O difícil conceito de lazer. In: MELO, V. A. (Org.). O exercício reflexivo do movimento. Rio de Janeiro: Shape, 2006.
CAMILLO, B. S et al. Ações de educação em saúde na atenção primária a gestantes e puérperas: revisão integrativa. Revista de enfermagem UFPE, v. 10, n. 6, p. 4894- 4901, 2016.
DA SILVA, V. F; FARJALLA, R. A perspectiva filosófica do conceito de lazer no âmbito da educação física. Licere: Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 10, n. 3, 2007.
DIAS, Cleber et al. Estudos do lazer no Brasil em princípios do século XXI: panorama e perspectivas. Movimento, v. 23, n. 2, p. 601, 2017.
______. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994. 204 p. ELIAS, N; DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992. 432 p.
ERCOLE, F. F; MELO, L. S; ALCOFORADO, C. L. Revisão integrativa versus revisão sistemática. Revista Mineira de Enfermagem, v. 18, n. 1, p. 9-12, 2014.
GATTI, B. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Liber Livro, 2007. 96 p.
JERÔNIMO, A. F; FREITAS, A. G; WELLER, M. Risk factors of breast cancer and knowledge about the disease: an integrative revision of Latin American studies. Ciência & saúde coletiva, v. 22, n. 1, p. 135-149, 2017.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. O conceito de lazer nas concepções da Educação Física Escolar–o dito e o não dito. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. 12, 2001, Caxambu, Anais... Secretaria Estadual de Minas Gerais; Secretaria Estadual de São Paulo, 2001. CD-ROM.
MARSHALL, T. Cidadania, status e classe social. Rio de Janeiro: Zahar, 1963. 220 p.
MENEZES, V. G. Gestão desportiva municipal: Análise da experiência na região metropolitana do Recife, Brasil, no período 2002-2008. 2009. 366 f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Desporto, Universidade do Porto, Portugal, 2009.
DUMAZEDIER, J. Sociologia Empírica do Lazer. São Paulo: Perspectiva: 1999. 248 p.
ELIAS, N. O Processo Civilizador: formação do Estado e civilização. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. 307 p.
MENDES, K. D. S; CAMPOS, R. C; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem, v. 17, n. 4, 2008
MENDES, A. D; AZEVÊDO, P. H. Políticas públicas de esporte e lazer & políticas públicas educacionais: promoção da educação física dentro e fora da escola ou dois pesos e duas medidas? Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, n. 1, 2010.
MENEZES, V. G; OLIVEIRA, A. M; SOUZA, E. F. Gestão desportiva e política pública na região metropolitana de Recife. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 26, n. 2, p. 219-230.
POLIT, D. F; BECK, C. T. Essentials of nursing research: Methods, appraisal, and utilization. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2006. 554 p.
SNAPE, R; PUSSARD, H. Theorisations of leisure in inter-war Britain. Leisure Studies, v. 32, n. 1, p. 1-18, 2013.
TAVARES, G. H; SCHWARTZ, G. M. Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil e em Portugal: a gestão do conhecimento em foco. Journal of Physical Education, v. 25, n. 4, p. 555-565, 2014.
VAZ, L. G. O profissional de turismo e lazer. EF Deportes, v. 9, n. 65, 2003.