Discursos sobre Recreação em Disciplinas do Curso de Educação Física da UFMG (1969-1990)

Autores

  • Hilton Fabiano Boaventura Serejo Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Hélder Ferreira Isayama Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1864

Palavras-chave:

Recreação, Discursos, Currículo

Resumo

Este texto objetivou analisar os discursos veiculados sobre recreação pelas disciplinas do currículo formal do curso de Educação Física da  Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 1969 a 1990. Com relação às fontes, foram utilizados, principalmente, os documentos relacionados ao currículo prescrito. A tipologia documental se enquadra nas fontes escritas impressas e manuscritas. Com relação à análise dos dados, se deu através da análise de discurso inspirada na perspectiva arqueológica de Foucault. Os significados sobre a recreação estavam demarcados pelos enunciados interesse e prazer. A recreação se entrecruzaria com os discursos biológico, psicológico e sociológico numa tentativa de superar uma perspectiva biológica presente na formação à época. Além disso, a recreação foi enunciada como ocupação das horas de lazer e foi considerada uma atividade e/ou uma possibilidade de uso das horas de lazer.

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Publicado

2018-09-24

Como Citar

Serejo, H. F. B., & Isayama, H. F. (2018). Discursos sobre Recreação em Disciplinas do Curso de Educação Física da UFMG (1969-1990). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 21(3), 90–125. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1864

Edição

Seção

Artigos Originais