Discursos sobre Recreação em Disciplinas do Curso de Educação Física da UFMG (1969-1990)
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1864Palavras-chave:
Recreação, Discursos, CurrículoResumo
Este texto objetivou analisar os discursos veiculados sobre recreação pelas disciplinas do currículo formal do curso de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, no período de 1969 a 1990. Com relação às fontes, foram utilizados, principalmente, os documentos relacionados ao currículo prescrito. A tipologia documental se enquadra nas fontes escritas impressas e manuscritas. Com relação à análise dos dados, se deu através da análise de discurso inspirada na perspectiva arqueológica de Foucault. Os significados sobre a recreação estavam demarcados pelos enunciados interesse e prazer. A recreação se entrecruzaria com os discursos biológico, psicológico e sociológico numa tentativa de superar uma perspectiva biológica presente na formação à época. Além disso, a recreação foi enunciada como ocupação das horas de lazer e foi considerada uma atividade e/ou uma possibilidade de uso das horas de lazer.
Downloads
Referências
BRASIL. DECRETO-LEI Nº 997, de 21 de outubro de 1969. Integra estabelecimentos de ensino superior em Universidades das áreas geo-educacionais em que estão situados. Brasília, 1969. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-997-21-outubro-1969-375211-publicacaooriginal-1-pe.html . Acesso em: 13 nov. 2016.
______. LEI N° 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa as Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, 1971. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html> . Acesso em: 01 mar. 2017.
CARTA do Folclore Brasileiro. In: Anais do I CONGRESSO BRASILEIRO DE FOLCLORE. Rio de Janeiro, ago de 1951. Disponível em: https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwil97vo_vfSAhUBHJAKHW0CB00QFggmMAI&url=http%3A%2F%2Fhugoribeiro.com.br%2Fbiblioteca-digital%2FCarta_do_folclore.odt&usg=AFQjCNFsBJF2wBOO9pQAtwC7ATi7x WcImw&bvm=bv.150729734,d.Y2I . Acesso em 27 mar. 2017.
CNFCP, Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. Edison Carneiro (1912 – 1972). Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.cnfcp.gov.br/interna.php? ID_Materia=162 . Acesso em 27 mar. 2017.
FEIX, Eneida. Lazer e cidade na Porto Alegre do início do século XX: a institucionalização da recreação pública. 2003. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.
FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
GAELZER, Lenea. Recreação. In: Apostila da Associação Brasileira de Recreação – ABDR. III Curso de Informações, por correspondência, sobre Recreação. Rio de Janeiro: ABDR, 1973. Mimeografado.
GIROUX, Henry. Racionalidade e a crítica da razão instrumental. In: Teoria Crítica e Resistência em Educação. Petrópolis: Vozes, 1986. p.26-33.
GOMES, Christianne Luce. Significados de recreação e lazer no Brasil: reflexões a partir de análises de experiências institucionais (1926 – 1964). 2003. 322f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003.
GOODSON, Ivor. La construcción social del curriculum: possibilidades y ambitos de investigación de la historia del curriculum. Revista de Educación. Madri, 295, pp. 7-37, mayo-agosto, 1991.
GOUVÊA, Ruth. A presença do recreador. In: Apostila da Associação Brasileira de Recreação – ABDR. III Curso de Informações, por correspondência, sobre Recreação. Rio de Janeiro: ABDR, 1973. Mimeografado.
______. CAMPOS, M. E. R.; CUNHA, M. A. Jogos infantis. São Paulo: Nacional; Departamento de Educação do Distrito Federal, 1934.
______. Os jogos dirigidos na educação integral. Revista de Ensino, Belo Horizonte, v.17, n.193, p.177-84, jul.-dez 1949.
______. Recreação. Rio de Janeiro: Agir, 1963.
LIMA, João Franco. Ethel Bauzer Medeiros: trajetória no campo da recreação e do lazer. 2009. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Estudos do Lazer) – Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
LYON, David. Pós-Modernidade. São Paulo: Paulus, 1998.
MAGALHÃES, Justino. Cultura Escrita e Modernização Educativa. Disciplina ofertada no programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte, 2013. Notas de aula.
MEDEIROS, Ethel Bauzer. Atividade Criadora – conceituação. In: Apostila da Associação Brasileira de Recreação – ABDR. III Curso de Informações, por correspondência, sobre Recreação. Rio de Janeiro: ABDR, 1973. Mimeografado.
OLIVEIRA, Guilherme de Souza Lima. Concursos públicos para provimento de cadeira de Educação Física em Escolas Estaduais Mineiras (1960-1974): o lugar da Escola de Educação Física de Minas Gerais. 2014. 118f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.
ROSA, Maria Cristina; LINHALES, Meily Assbú (Org.). Guia de Fontes: Acervo do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer. Belo Horizonte, 2007. 203 p.
SILVA, Marina Guedes Costa. Uma História da Recreação (1952-1970): constituição inicial da disciplina na Escola de Educação Física de Minas Gerais. 2005. 35f. Monografia (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
TEIXEIRA, Sérgio. O lazer e a recreação na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos como dispositivos educacionais (1968-1984). 2008. 251f. Dissertação (Dissertação em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, MG, 2008.
VEIGA-NETO, Alfredo José. A ordem das disciplinas. 1996. 344f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 1996.
VIÑAO, Antônio. A história das disciplinas escolares. Revista Brasileira de História da Educação, n. 18, set./dez., 2007, p. 172-215.