Pedal Solidário

Uma Alternativa Econômico-Solidária ao Modelo Neoliberal

  • Andréia Cordeiro Mecca Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Luiz Gonçalves Junior Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Ana Lucia Cortegoso Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Palavras-chave: Economia Solidária, Bicicleta, Extensão Universitária

Resumo

A implantação e consolidação do modelo neoliberal teve como consequências a precarização acentuada do trabalho no Brasil, marginalização social e aumento da desigualdade. O grande número de pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade possibilita o surgimento de debates sobre outras economias, como formas de resistência a um modelo excludente, opressor e meritocrata. Entre elas, a Economia Solidária aparece como uma alternativa viável de transformação de realidades locais. O projeto de extensão Pedal Solidário busca viabilizar a geração de renda para adolescentes que estão à margem do mercado de trabalho. Consideramos que a experiência desse projeto pode ser traduzida em um conjunto de avanços e dificuldades que servirão como base para orientação de outras ações desse tipo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORTEGOSO, A. L. et al. (Org.). Economia Solidária: a experiência da UFSCar em uma década de ensino, pesquisa e extensão. São Carlos: EdUFSCar, 2016. 311 p.

GONÇALVES JUNIOR, L. Plano de trabalho da parceria entre os projetos vivências em atividades diversificadas de lazer (DEFMH/UFSCar) e mais que futebol (ADESM). São Carlos: Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Federal de São Carlos, 2017. 10 p. Relatório.

HARVEY, David. O neoliberalismo: história e implicações. São Paulo: Loyola, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Demográfico 2010 - Trabalho - Resultados da Amostra. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/sociais/populacao/9662-censo-demografico-2010.html?edicao=9752&t=resultados. Acesso em: 25 jan. 2019a.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População. Brasil São Paulo. São Carlos. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/sao-carlos/panorama . Acesso em: 25 jan. 2019b.

METADE dos jovens brasileiros têm futuro ameaçado, alerta Banco Mundial. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 07 mar. 2018. Economia e Negócios, p.B1

POCHMANN, M. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012. 127 p.

RIGHI FILHO, L. J. A identificação no futebol: o jogador como estrela a ser seguida. 2009. 81 f. Monografia (Graduação em Jornalismo). Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SICSÚ, J. Dez anos que abalaram o Brasil. E o futuro? São Paulo: Geração Editorial, 2013. 132 p.

SINGER, A. V. Os sentidos do lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. 276 p.

SINGER, P.. Economia solidária: um modelo de produção e distribuição. In: SINGER, P.; SOUZA, A. R. (Org.). A economia solidária no Brasil: a autogestão como resposta ao desemprego. São Paulo: Contexto, 2000. p.11-28.

SOARES, A. J. G. et al. Mercado, escola e a formação de jogadores de futebol no Brasil. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E III CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2009, Salvador. Anais... Salvador: CONBRACE/UFBA, 2009, p.1-11.
Publicado
2020-03-24
Como Citar
Mecca, A. C., Gonçalves Junior, L., & Cortegoso, A. L. (2020). Pedal Solidário. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(1), 679-698. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/19806
Seção
Relatos de Experiências