Os Aspectos Limitantes da Formação Acadêmica e Intervenção Profissional dos Agentes Sociais Atuantes no Campo do Lazer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)

Autores

  • Marcela Gomez Alves da Silva Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" (UNESP) - Campus de Rio Claro
  • Evandro Antonio Corrêa Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" (UNESP) - Campus de Rio Claro
  • Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita filho" (UNESP) - Campus de Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.19893

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Políticas Públicas, Desenvolvimento Pessoal

Resumo

Este artigo objetivou identificar os aspectos da formação acadêmica e intervenção profissional dos agentes sociais que atuam no campo do lazer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Participaram da pesquisa 11 agentes sociais atuantes no CEU e as falas produzidas pelos agentes sociais foram analisados conforme elementos da análise de conteúdo e discutidos à luz da literatura. Evidenciaram-se quatro pontos problemáticos: a) formação acadêmica; b) intervenção profissional; c) contexto e d) limitações. Concluiu-se que os agentes sociais necessitam de uma formação específica no campo do lazer, seja na formação inicial e continuada evidenciando as perspectivas histórico-crítica e educacional e que sejam capazes de questionar a realidade frente a uma intervenção inter/trans/multidisciplinar com a capacidade de transformação social.

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Publicado

2017-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Os Aspectos Limitantes da Formação Acadêmica e Intervenção Profissional dos Agentes Sociais Atuantes no Campo do Lazer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). (2017). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 20(1), 221-249. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2017.19893