Uso e Apropriação da Avenida Perimetral/Paulo Luís da Assunção

Transformações na Sociabilidade Urbana

  • Ana Claudia Miranda Rocha da Costa Universidade Federal do Mato Grosso
  • Mineia Carvalho Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Palavras-chave: Vias Públicas, Apropriação, Sociabilidade

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar as formas de apropriação da Avenida Perimetral/Paulo Luís da Assunção, quais equipamentos de lazer as pessoas mais utilizam, quais os horários esses usuários frequentam o espaço e os fatores que afetam a permanência neles. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, foi utilizada a triangulação para a realização da análise e interpretação dos dados. A partir dos resultados, constatou-se que as principais atividades desenvolvidas na Avenida são circulação, lazer, como conversar, brincar, jogar bola, tomar tereré, exercitar-se, entre outros. Conclui-se que a revitalização da Avenida trouxe benefícios para a população, como espaços para as práticas de esporte e lazer, embelezamento dos bairros, segurança e tranquilidade para a população, configurando espaços de sociabilidade, promovendo encontros, estabelecendo vínculos e relações de amizade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBERNAZ, Paula. Reflexões sobre o espaço público atual. In: LIMA, Evelyn Furquim Werneck; MALEQUE, Miria Roseira. Espaço e Cidade: conceitos e leituras. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2007, p. 42-56.

BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 12. ed. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2007.

CAMPOS, Heleniza Ávila. Planejamento urbano e áreas centrais no Brasil: uma reflexão em torno das práticas sócio-espaciais de seus frequentadores. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPUR, 7, 1997. Anais... Recife: UFPE, 1997, p.42-57.

CARVALHO, Márcio Augusto Vicente de. Sociabilidade e Escassez. Dissertação de Mestrado em Sociologia. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002.

DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo. Perspectiva, 2004.

ECKER, Vivian Dall’lgna. A praça como locus da sociabilidade: estudo de caso da Praça da Cidadania, no Campus da UFSC. Dissertação de Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016.

GASTAL, Susana. Alegorias urbanas: o passado como subterfúgio. Campinas: Papirus, 2006.

GIDDENS, A. (1997). Modernidade e Identidade Pessoal. Oeiras: Celta, 1997. Acesso em 15 mar. 2018.

HAAS, Karen Elisa. Espaços abertos: indicadores da apropriação interna e a adaptação dos usos do entorno. Porto Alegre, UFRGS, 2000. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2000.

JACOBS, J. A morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

LAY, Maria Cristina D.; REIS, Antônio Tarcísio L. O papel de espaços abertos comunais na avaliação de desempenho de conjuntos habitacionais. Revista Ambiente Construído. Porto Alegre, v. 02, n. 03, p. 25-39, 2002.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro, 2001.

LEMOS, Leandro A. Turismo e as informações de mercado: o enfoque na demanda. In: CASTROGIOVANI, Antonio Carlos; GASTAL, Susana (orgs.). Turismo Urbano: cidades, sites de excitação turística. Porto Alegre: Edição dos Autores, 1999.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Humanização. Campinas: Papirus, 1983.

MOORE, Gary. Estudos de Comportamento Ambiental. In: SNYDER, V. e CATANESE, A. Introdução à arquitetura. Rio de Janeiro: Campus, 1984.

PRADO, Adriana Romeiro de Almeida. Turismo e Geração: Jovens e Idosos. In: MINISTÉRIO DO TURISMO. Turismo social: diálogos do turismo – uma viagem de inclusão. Ministério do Turismo, Instituto Brasileiro de Administração Municipal. Rio de Janeiro: IBAM, 2006, p. 306-314.

RECHIA, S. Parques públicos de Curitiba: A relação cidade-natureza nas experiências de lazer. Campinas, 2003. Tese de Doutorado em Educação Física, Departamento de Educação Física. Unicamp.

______. Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 179-200, jul./set. 2010.

______. O Estado do Paraná e seus espaços e equipamentos de lazer e esporte: apropriação, desapropriação ou reapropriação. In: MEZZADRI, F. M.; CAVICHIOLLI, F. R.; SOUZA, D. L. Lazer e esporte: subsídios para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas. Jundiaí: Fontoura, 2006. p. 61-74.

______; BETRÁN, Javier Oliveira. Parques urbanos de Barcelona: relação entre usos principais e combinados, a diversidade nas formas de apropriação e a segurança. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 16, n. 03, p. 179-200, jul./set. 2010.

______.; FRANÇA, Rodrigo de. O Estado do Paraná e seus espaços e equipamentos de lazer e esporte: apropriação, desapropriação ou reapropriação. In: MEZZADRI, F. M.; CAVICHIOLLI, F. R.; SOUZA, D. L. Lazer e esporte: subsídios para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas. Jundiaí: Fontoura, 2006. p. 61-74.

REDAÇÃO; Agência de Notícias. Prefeitura de Barra entrega revitalização de Avenida beneficiando moradores de bairros periféricos. Agencia de Notícias Barra do Garças. Barra do Garças – MT. Sitevip, 15 de junho de 2016. [Notícias/Geral]. Disponível em https://www.agenciadanoticia.com.br/barradogarcas/noticias/exibir.asp?id=39295¬icia=prefeitura_de_barra_entrega_revitalizacao_de_avenida_beneficiando_moradores_de_bairros_perifericos. Acesso em: 07 mar. 2017.

SANDEVILLE JR., Euler. Por uma gestão dos espaços públicos de uso coletivo: desenho e apropriação. PÓS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e urbanismo da FAUUSP/Universidade de São Paulo. São Paulo, FAU, n. 19, 2006, p. 76-91.

SANTOS, Carlos Nelson Ferreiras; VOGEL, Arno (Coord.). Quando a rua vira casa: a apropriação de espaços de uso coletivo em um centro de bairro. 3. ed. São Paulo: Projeto, 1985.

SERPA, Angelo. O espaço público na cidade contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

SIMMEL, Georg. Sociabilidade: um estudo de sociologia pura ou formal. In: MORAES FILHO, Evaristo de (org.). Sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

VIEIRA, Flávia Gonzaga Lopes. Espaços públicos de lazer no centro de Curitiba: a transformação da cidade urbana para cidade humana. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Setor de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
Publicado
2020-07-01
Como Citar
Costa, A. C. M. R. da, & Rodrigues, M. C. (2020). Uso e Apropriação da Avenida Perimetral/Paulo Luís da Assunção. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(2), 209-245. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24009
Seção
Artigos Originais