Formação, Lazer e Currículo

Os Cursos de Educação Física do Tocantins

  • Diego Ebling do Nascimento Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Miracema
  • Ruhena Kelber Abrão Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Miracema
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Khellen Cristina Pires Correia Soares Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Tocantins (IFTO)
  • Alexandra Lima Tavares Universidade Federal do Tocantins (UFT) – Campus de Miracema
Palavras-chave: Capacitação Profissional, Atividades de Lazer, Currículo

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar a inserção do lazer nos currículos de Educação Física das instituições de ensino superior (IES) públicas do estado do Tocantins. A proposta metodológica da pesquisa teve inspiração no Estudo de Casos Múltiplos. Fizeram parte da pesquisa três cursos de licenciatura em Educação Física públicos existentes no estado. Para a coleta de dados utilizamos a análise documental, aplicação de questionários e entrevistas. O estudo demonstrou como o lazer se organiza no ensino, na pesquisa e na extensão das IES pesquisadas, além de mapear os espaços e algumas peculiaridades de cada curso. Todos os cursos de Educação Física pesquisados apresentam disciplinas sobre o lazer em seus currículos e ofertam projetos de extensão na área de esporte e/ou lazer. No que tange as produções acadêmico-cientificas apenas dois cursos estudados apresentaram publicações. Entendemos que o lazer precisa estar cada vez mais presente na formação dos profissionais de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABADE, Natascha Stephanie Nunes; GOMES Christianne Luce. Lazer, saúde e intervenção com pessoas idosas: percepções sobre essas temáticas no contexto da Educação Física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 4, 2016.

APPLE, M. W. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRASIL, Resolução Nº 1, CONAES de 17 de junho de 2010. Normatiza o Núcleo Docente Estruturante e dá outras providências, 2010.

CAPI, André Henrique Chabaribery. MARCELLINO, Nelson Carvalho. Clubes social-recreativos: lazer, associativismo e atuação profissional. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 3, 2009.

CORRÊA, Evandro Antonio. Formação acadêmica e intervenção profissional de Educação Física no âmbito lazer. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v.15 n.1, 2009.

ESTEVES, Manuela. Para a excelência pedagógica do ensino superior. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n 7, p. 101-110, set/dez, 2008.

FILIPPIS André De. MARCELLINO Nelson Carvalho. Formação profissional em lazer, nos cursos de Educação Física, no Estado de São Paulo. Movimento. Porto Alegre, v. 19, n. 03 2013.

ISAYAMA, Hélder Ferreira. Atuação do Profissional de Educação Física no âmbito do Lazer: a Perspectiva da Animação Cultural. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v.15, n.2, 2009.

LOVISOLO, Hugo. Educação física: arte da mediação. Rio de Janeiro: Sprint; 1995.

MARINHO, Alcyane et al. Programas de intercâmbio/cooperação internacional em lazer no contexto dos grupos de pesquisa nacionais da área. Revista Brasileira Ciências Esporte. 2014.

NASCIMENTO, Diego Ebling et al. A geopolítica da produção do conhecimento no Brasil: o lazer em periódicos da Educação Física. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE - REGIÃO NORTE (VII CONCENO), 7, novembro, 2018. Anais... Disponível em: https://congressos.cbce.org.br/index.php/7conceno/7conceno/paper/viewFile/11289/589 Acesso em: 28 fev. 2019.

RAMOS, Renata. ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v.23, n.4, 2009.

TAVARES, Giselle Helena et al. Gestão do lazer: os grupos de pesquisa em foco. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v.15 n.3, 2009.

TSCHOKE, Aline; RECHIA, Simone; VIEIRA, Flávia Gonzaga Lopes. A cidade de Curitiba e seus espaços centrais de lazer. Pensar a Prática, v. 16, n. 1, 2013.

YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos / Robert K. Yin; trad. Daniel Grassi - 2. ed. -Porto Alegre : Bookman, 2001.
Publicado
2020-07-01
Como Citar
Nascimento, D. E. do, Abrão, R. K., Quaresma, F. R. P., Soares, K. C. P. C., & Tavares, A. L. (2020). Formação, Lazer e Currículo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(2), 349-368. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24044
Seção
Artigos Originais