Sentidos para a Relação entre a Recreação e a Educabilidade da Infância

A Criação de Praças de Jogos em Belo Horizonte nos Anos de 1930

Autores

  • Giovanna Camila da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24056

Palavras-chave:

História, Praças de Jogos, Recreação

Resumo

Este estudo aborda a criação de praças de jogos pela Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais (1927-1937). As análises das fontes, prioritariamente constituídas pelo jornal oficial do estado, permitem afirmar que a construção de tais espaços aconteceu em um contexto de mudanças educacionais informadas pelo ideário da Escola Nova e foi motivada pela compreensão de que as praças seriam um complemento educativo da escola, pelo apelo à natureza infantil e ao entendimento do brincar como prática essencial às crianças, pela possibilidade de incorporação de valores sociais. Esses elementos estavam sintonizados com o projeto educativo que se desenvolvia em Minas e revelam sentidos culturais produzidos para a relação entre a recreação e a educabilidade da infância.

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Silva, G. C. da. (2020). Sentidos para a Relação entre a Recreação e a Educabilidade da Infância: A Criação de Praças de Jogos em Belo Horizonte nos Anos de 1930. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(2), 419–439. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24056

Edição

Seção

Artigos Originais