Sentidos para a Relação entre a Recreação e a Educabilidade da Infância
A Criação de Praças de Jogos em Belo Horizonte nos Anos de 1930
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24056Palavras-chave:
História, Praças de Jogos, RecreaçãoResumo
Este estudo aborda a criação de praças de jogos pela Inspetoria de Educação Física de Minas Gerais (1927-1937). As análises das fontes, prioritariamente constituídas pelo jornal oficial do estado, permitem afirmar que a construção de tais espaços aconteceu em um contexto de mudanças educacionais informadas pelo ideário da Escola Nova e foi motivada pela compreensão de que as praças seriam um complemento educativo da escola, pelo apelo à natureza infantil e ao entendimento do brincar como prática essencial às crianças, pela possibilidade de incorporação de valores sociais. Esses elementos estavam sintonizados com o projeto educativo que se desenvolvia em Minas e revelam sentidos culturais produzidos para a relação entre a recreação e a educabilidade da infância.
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