Por um Pedagogo Brincante

Um Olhar sobre o Brincar no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais

Autores

  • Daniel Cardoso Alves Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24869

Palavras-chave:

Jogos e Brinquedos, Educação Infantil, Formação Curricular, Pedagogo

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral investigar o que propõem os componentes curriculares integrantes do curso presencial de licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG-CBH) em relação ao aproveitamento das potencialidades de uma aprendizagem brincante aplicada à formação do futuro profissional do cenário da Educação Infantil (EI). Adota uma abordagem qualitativa e utiliza como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental. Ao todo, foi possível analisar nomenclaturas, ementas e bibliografias básicas de 89 (oitenta e nove) componentes curriculares que integram o referido curso. Dentre os achados, constatamos que o Brincar representa apenas 8% (oito por cento) da carga horária total do curso, nos levando a concluir que a formação curricular do pedagogo na FaE/UEMG-CBH carece de um viés brincante.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Alves, D. C. (2020). Por um Pedagogo Brincante: Um Olhar sobre o Brincar no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Minas Gerais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(3), 546–586. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.24869

Edição

Seção

Artigos Originais