Estratégia e Táticas do Projeto “Cine Luce” no Contexto Pandêmico da Covid-19

O Lazer em Foco

Autores

  • Denise Falcão Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Christianne Luce Gomes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25079

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Recursos Audiovisuais, Fatores Socioeconômicos

Resumo

Este artigo consiste em um estudo bibliográfico que objetiva socializar a experiência da concepção e realização do projeto Cine Luce. Apresenta, por meio das concepções de De Certeau (2014), a estratégia e as táticas utilizadas para sua concretização como um projeto de extensão universitária e de enfrentamento ao discurso anti-ciência promovido no Brasil pelo atual governo federal. Para tanto, aproveitou a diversidade de formatos audiovisuais para fomentar diálogos em salas virtuais. As temáticas escolhidas para deflagrar as discussões sobre o lazer focalizaram implicações econômico-sociais, políticas, culturais e diversidades de etnias, gêneros e classes que marcam o Brasil. Sob os impactos decorrentes da pandemia Covid-19, tornou-se urgente e necessário fomentar reflexões sobre esses marcadores sociais e suas influências na fruição do lazer, em suas diversas expressões e territorialidades. A proposta buscou promover uma discussão horizontal e aberta ao público interessado em dialogar sobre a temática de cada bate-papo virtual, não sendo necessário ser um pesquisador ou estudioso – embora este seja o perfil mais expressivo entre os participantes. Considera-se que a produção do conhecimento proposto pelo projeto foi ao encontro da ideia de pesquisar para transformar, intencionando cumprir seu papel acadêmico e social de disseminar os conhecimentos produzidos no campo acadêmico para além dos muros da universidade.

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Falcão, D., & Gomes, C. L. (2020). Estratégia e Táticas do Projeto “Cine Luce” no Contexto Pandêmico da Covid-19: O Lazer em Foco. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 23(3), 27–56. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25079

Edição

Seção

Artigos Originais