Estratégia e Táticas do Projeto “Cine Luce” no Contexto Pandêmico da Covid-19
O Lazer em Foco
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25079Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Recursos Audiovisuais, Fatores SocioeconômicosResumo
Este artigo consiste em um estudo bibliográfico que objetiva socializar a experiência da concepção e realização do projeto Cine Luce. Apresenta, por meio das concepções de De Certeau (2014), a estratégia e as táticas utilizadas para sua concretização como um projeto de extensão universitária e de enfrentamento ao discurso anti-ciência promovido no Brasil pelo atual governo federal. Para tanto, aproveitou a diversidade de formatos audiovisuais para fomentar diálogos em salas virtuais. As temáticas escolhidas para deflagrar as discussões sobre o lazer focalizaram implicações econômico-sociais, políticas, culturais e diversidades de etnias, gêneros e classes que marcam o Brasil. Sob os impactos decorrentes da pandemia Covid-19, tornou-se urgente e necessário fomentar reflexões sobre esses marcadores sociais e suas influências na fruição do lazer, em suas diversas expressões e territorialidades. A proposta buscou promover uma discussão horizontal e aberta ao público interessado em dialogar sobre a temática de cada bate-papo virtual, não sendo necessário ser um pesquisador ou estudioso – embora este seja o perfil mais expressivo entre os participantes. Considera-se que a produção do conhecimento proposto pelo projeto foi ao encontro da ideia de pesquisar para transformar, intencionando cumprir seu papel acadêmico e social de disseminar os conhecimentos produzidos no campo acadêmico para além dos muros da universidade.
Downloads
Referências
ALVES, C; BAPTISTA, M. ISAYAMA, H. O Lazer e a atuação de Estudantes como Educadores Universitários no Programa Escola da Família. Licere. Belo Horizonte. v.20, n.3, p.1-40. Set. 2017. Doi: doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1683
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. 2. ed. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2006.
BAUMAN Z. Fronteiras do Pensamento. A benção e a maldição dos laços humanos. Produção Audiovisual Mango Films | Montagem Tokyo Filmes Disponível em: http://www.fronteiras.com/videos/a-bencao-e-a-maldicao-dos-lacos-humanos. Acesso em: 07 jul. 2020.
BRANDÃO, C.R. Identidades e Etnias. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1986.
CALMON, T. V. L. As condições objetivas para o enfrentamento ao COVID-19: abismo social brasileiro, o racismo, e as perspectivas de desenvolvimento social como determinantes. Revista NAU Social - v.11, n.20, p. 131 – 136 Maio / Out. 2020. Disponível em: http://portalseer.ufba.br/index.php/nausocial/article/view/36543/21038. Acesso em: 02 ago. 2020.
CASTELLS, M. A sociedade das redes. São Paulo, Paz e Terra, 2000.
DE CERTEAU, M. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 2001.
______. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
DELGADO, Manuel. La eficacia simbólica del cine. In BUÑUEL, Luis; ROUCH, Luis Jean; TAUSSING, Michael et al. Miiradas cruzadas. Cine y antropologia, Casa Encendida-Fundación Caja Madrid, MadriMird, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/36721622/La_eficacia_simbolica_del_cine?email_work_card=view-paper Acesso em: 03 ago. 2020.
FALCÃO, Denise. Músicos de rua: luzes e sombras sobre uma prática social contemporânea no Rio de Janeiro e em Barcelona. Belo Horizonte: Tese (doutorado) em Estudos do Lazer. EEFFTO/ UFMG, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-ARKGV3. Acesso em: 29 jul.2020.
______. Experiências de mochileiros: sentidos e significados em uma dinâmica de lazer na sociedade contemporânea. Belo Horizonte: Dissertação em Estudos do Lazer. EEFFTO/ UFMG, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUOS-9KWJXN. Acesso em: 24 jul.2020.
GODIN, S. Web.4 Disponível em: https://seths.blog/2007/01/web4/ Acesso em: 07 jul. 2020.
GÓMEZ O. G. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos. In: Sociedade Midiatizada. Denis de Moraes (org.). Rio de Janeiro: Mauad, 81-98, 2006.
GOMES, C.L.; GONÇALVES, M.M. Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça: Instigando o olhar por meio do cinema. In: GOMES, C.L. et al. (Orgs). Lazer, práticas sociais e mediação cultural. Campinas: Autores Associados, 2019. Disponível em: www.eeffto.ufmg.br/eeffto/DATA/UserFiles/files/Livro%20Lazer%2C%20pr%C3%A1ticas%20sociais%20e%20media%C3%A7%C3%A3o%20cultural.pdf. Acesso em: 02 ago. 2020.
LIPOVETSKY, Gilles. & SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola. 2004.
______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.
ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 2015. Disponível em: http://www.itamaraty.gov.br/images/ed_desenvsust/Agenda2030-completo-site.pdf Acesso em: 24 jul. 2020.
RIBEIRO, D. Entrevista concedida à Lais Alegrette para BBC News Brasil.. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52922015 Acesso em: 07 ago. 2020.
SANTAELLA, Lucia. As linguagens como antídotos ao midiacentrismo. MATRIZes, n. 1 outubro, p,75-97, 2007. Disponível em: http://www.journals.usp.br/matrizes/article/view/38178 Acesso em: 27 jul. 2020.
SANTOS, Márcia Pereira Alves dos et al. População negra e Covid-19: reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados. São Paulo, v. 34, n. 99, p. 225-244, Ago. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 Ago. 2020.
SCHÜTZ, J. A.; FUCHS, C.; COSTA, C. O. Universidade, pesquisa e docência: reflexões críticas sobre os abusos do atual governo. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19, jan. 2020. Disponível em: http://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/12530. Acesso em: 02 ago. 2020.
SILVA, Segislane Moésia Pereira da; FRANÇA, Marlene Helena de Oliveira; MACIEL, Valnise Verás. Conservadorismo como instrumento capitalista em tempos de barbárie. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 23, n. 2, p. 256-265, maio 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/article/view/1982-02592020v23n2p256/43188. Acesso em: 05 ago. 2020.
SPADACIO, C.; ALVES, M. Nos entremeios: o biológico e o social no Brasil no contexto da COVID-19 e o papel da Atenção Primária à Saúde. APS EM REVISTA, v. 2, n. 1, p. 61-65, 15 abr. 2020. Disponível em: http://apsemrevista.org/aps/article/view/67. Acesso em: 05 Ago. 2020.
XIMENES, Salomão Barros et al. Reafirmar a defesa do sistema de ciência, tecnologia e ensino superior público brasileiro. Educ. Soc., Campinas, v. 40, e0230375, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302019000100100&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 05 Ago. 2020.