Revisão Sistemática das Estratégias Metodológicas Utilizadas para Adaptação da Prática de Esportes de Aventura e da Natureza para Pessoas com Deficiência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26647Palavras-chave:
Inclusão, Meio Ambiente, Atividades de Lazer, TurismoResumo
A inclusão de pessoas com deficiência (PcD) nas atividades físico-esportivas é um aspecto importante e ainda carente de soluções. Frente essa lacuna, buscamos identificar estratégias metodológicas utilizadas para adaptação de esportes de aventura e da natureza para PcD. Para tanto, fizemos uso de investigação bibliográfica da produção em língua portuguesa. No processo, selecionamos 07 trabalhos, que contemplaram atividades de aventura adaptada nos espaços de ambientes aquáticos e terrestres. A deficiência visual foi aquela com mais casos de adaptação para o esporte de aventura. Em geral as adaptações envolvem lugar, equipamento e didática, mas não excluem a participação de pessoas sem deficiência. As iniciativas de inclusão enfatizam a dimensão turística da aventura e a sociabilização entre familiares, colegas e PcD. Por fim, nosso levantamento estabelece tanto o Estado da Arte quanto as lacunas no conhecimento sobre quais modalidades e tipos de deficiência não possuem pesquisas publicadas sobre adaptação visando a inclusão.
Referências
ALVES, L. S.; NAZARI, J. Atividades de Aventura e deficiência: limites e possibilidades. Efdeportes, Buenos Aires, n. 138, p.1-6, nov. 2009. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd138/atividades-de-aventura-e-deficiencia.htm. Acesso em: 19 set. 2019.
AURICCHIO, J. R. Formação dos profissionais da cidade de Socorro- SP em atividades de aventura no âmbito do lazer. Licere, v. 20, n.1, p. 140-160, 2017. DOI: doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1590.
BARROSO, M. et al. Uma ‘aventura inclusiva’. Atividades de natureza e aventura para pessoas com deficiência. Revista da UIIPS, Santarém-PT, v. 4, n. 1, p. 144, fev. 2016.
BLASCOVI-ASSIS, S. M. Lazer e deficiência mental: o papel da família e da escola em uma proposta de educação pelo e para o lazer. 1997. 124f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/275283 . Acesso em: 01 ago. 2019.
BRASIL. Decreto n. 3298/99, de 07 de jun. de 2018. Disponível em: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/274.pdf. São Paulo, SP, jun. 2018.
CANTORANI, J. R. H. Lazer nas atividades de aventura na natureza e qualidade de vida para pessoas com deficiência: um estudo a partir do caso da cidade de Socorro-SP. Licere, Belo Horizonte, v.17, n.1, mar. 2014.
CARVALHO, A. J. S. Esportes na natureza: estratégias de ensino do canionismo para pessoas com deficiência visual. 2005. 192f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2005.
COSTA, V. L. M.; MARINHO, A.; PASSOS, K. C. M. Esportes de aventura e esportes radicais: propondo conceitos. Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 12, p. S188, 2007. Suplemento.
CUSTÓDIO, V. Caminhada de pessoas com deficiência visual em áreas naturais: um estudo com auxílio do GPS (sistema de posicionamento global). 2009. 109 f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.
ERCOLE, F.F.; MELO, L. S.; ALCOFORADO, C. L. G. C. Revisão integrativa versus revisão sistemática. REME, v.18, n.1, p.9-12, Jan./Mar. 2014. Disponível em: http://www.reme.org.br/sumario/89. Acesso em: 19 set. 2019.
MARQUES, I. G. et al. Escalada para amputados: um estudo exploratório. In: CBAA – CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA “ESPORTE E TURISMO: Parceiros da Sustentabilidade nas Atividades de Aventura”, 6. Anais... Pelotas/RS 1 a 3 de julho 2011. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/lel/anais_cbaa/VICBAA.pdf. Acesso em: 19 abr. 2018.
MESSA, A. A.; ARAÚJO, C.O.; FREITAS, C.S.; PENNA, E.C.G.; YASUI, E.M.; GUSSON-AGUIAR, L.; FELIPPE, M.C.G.C.; BETTINI-PEREIRA, R.A.; GARCIA, R.R.; BLASCOVI-ASSIS, S.M. Lazer Familiar: A percepção de pais de crianças com deficiência sobre esta atividade. Cadernos de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, v. 5, p. 12-26, 2005.
MORAES, J. S.; MARTINES, I. C.; PIMENTEL, G. G. A. Práticas corporais de aventura na natureza e deficiência: uma experiência com a canoagem na baía de Guaratuba-PR. In: MUSSI, R. F. F.; COTES M.; NUNES, F. S.(org.) Lazer e meio ambiente: pesquisa, extensão e práticas pedagógicas. Goiânia: Kelps, 2019. p. 53-69.
MUNSTER, Mey de Abreu Van. Esportes na natureza e deficiência visual: uma abordagem pedagógica. 2004. 332 p. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2004.
NUNES, E.; LUZ, C. S.; ANJOS, D.; GONÇALVES, A. C.; FIGUEIREDO, L. A. V.; ZAMPAULO, R. A. Inclusão social de portadores de necessidades especiais (PNEs) e a prática do turismo em áreas naturais: avaliação de seis cavidades turísticas do estado de São Paulo. Pesquisa em Turismo e Paisagem Cárstica. Campinas, SP: SBE, v. 1, n.1, p. 77-88, 2008. Disponível em: www.cavernas.org.br/ptpc/ptpc_v1_n1_077-088.pdf.
PIMENTEL, G. G. A.; SAITO, C. F. Caracterização da demanda potencial por atividades de aventura. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1 p. 152-161, 2010.
________. Lazer: fundamentos, estratégias e atuação profissional. Jundiaí: Fontoura, 2003.
SILVA, D. P. et al., M. Atividade física de aventura na natureza para pessoas com deficiência. Licere, v. 22, p. 268-296, 2019.
SOUZA, J. V.; CHAVES R. S. O surfe adaptado para pessoas com deficiência visual: uma “onda” de sensações. Revista Adapta, Presidente Prudente, v.11, n.1, p.13-18. Jan./Dez., 2015.
SUGERMAN, D. Diversity: including people with disabilities in outdoor adventure programs. Parks & Recreation, 44 - 1996.
VENDITTI JÚNIOR, R., ARAÚJO, P. F. de. Trilhas ecológicas com orientação para pessoas surdas. Pensar a Prática, v. 11 n.3 p.269-280, set./dez. 2008.
VENDITTI JÚNIOR, R. O ambiente natural como agente facilitador do desenvolvimento sensorial e motor para as pessoas com deficiência visual. Revista da Sobama, Marília, v. 13, n. 2, p. 49-56, jul./dez. 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.