Memória e Arte na Velhice
O Caso das “Meninas de Sinhá”
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.26880Palavras-chave:
Envelhecimento, Memória, ArteResumo
Buscamos compreender a relação entre a prática artística do grupo “Meninas de Sinhá” e a memória, como processo cognitivo e cultural vivenciado na velhice. A memória das brincadeiras de roda da infância constitui-se como matéria-prima de criações artísticas coletivas do grupo. Realizamos uma abordagem qualitativa, com revisão bibliográfica e observação participante registrada em diário de campo. Discutimos os conceitos apropriados pela revisão bibliográfica a partir das vivências do “Meninas de Sinhá”. Concluímos que, o processo de criação pode ser um recurso para que, na velhice, perdure a escrita autoral da vida. E que, nesta escrita, a memória e outros elementos da cognição sejam preservados e estimulados. O processo de criação demanda alta atividade cognitiva, e no caso da criação coletiva, amplia a participação social e cultural, a troca de sensibilidades e cuidados.
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