Farra nas Férias na FEF/UNICAMP

Relato de Experiência da Edição 2020

Autores

  • Isabela Virgínia Sestari Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Olívia Cristina Ferreira Ribeiro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.32541

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Colônia de Férias Temática, Planejamento

Resumo

No presente relato de experiência analisamos o programa Farra nas Férias (FF) na Faculdade de Educação Física, colônia de férias temática da Universidade Estadual de Campinas. Descrevemos e discutimos o processo de planejamento (as atividades do ‘antes’), a execução (o monitoramento) e a avaliação (o ‘depois’) da edição do FF de 2020. Concluímos que o programa cumpriu seus objetivos de ser uma proposta lúdica, educativa e segura para os participantes. Demonstramos, ainda, que a edição do FF 2020 foi realizada de forma equilibrada, com eficácia em suas diversas etapas. As escolhas dos temas, das atividades, dos passeios e oficinas agradaram ao público, apesar de alguns contratempos com os financiadores do programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGUIAR, L. M.; ANDRADE, M. S. G. Colônia de Férias. In: SILVA, T. A. C.; PINES JUNIOR, A. R. (org.) Lazer e recreação: conceitos e práticas culturais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2018. 384p.

ALMEIDA, N. T.; SILVA, D. A. M. O planejamento do "Recreio nas Férias" na cidade Paulista de Americana. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 2, jun. 2012. p. 401-413.

ASSUNÇÃO, C. Q. S. Colônia de Férias. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 45-48.

CAMARGO, L. O. L. O que é lazer? São Paulo: Brasiliense, 1992.

COMITÊ PARALÍMPICO BRASILEIRO. Jogos Paralímpicos de Tóquio serão em agosto de 2021. Disponível em: www.cpb.org.br/noticia/detalhe/2887/jogos-paralimpicos-de-toquio-serao-em-agosto-de-2021 . Acesso em: 10 jun. 2020.

DE MARCO, A. Farra nas Férias na FEF: recreação com educação. Curitiba: CVR, 2017. 180 f.

______. Farra nas férias - 2016. Projeto apresentado ao Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Unicamp, Campinas, 2015. (Não publicado).

DUMAZEDIER, J. Planejamento de Lazer no Brasil: a teoria sociológica da decisão. São Paulo: SESC, 1980.

GOMES, C. L. Lazer: concepções. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 119- 126.

______. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 1, n.1, p.3-20, jan./abr. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/430. Acesso em: 15 ago. 2020.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Educação. 17. ed. Campinas: Papirus, 2013. 136 f.

MARQUES, R. F. R. A contribuição dos Jogos Paralímpicos para a promoção da inclusão social: o discurso midiático como um obstáculo. USP, São Paulo, n. 108, p. 87-96, jan./2016.

MIRANDA, T. J. Comitê Paralímpico Brasileiro: 15 anos de história. 2011. 331 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.

OLIVEIRA, A. A. B; FORNE, L. Planejar: considerações para o projeto Recreio nas Férias. In: OLIVEIRA, A. A. B; PIMENTEL, G. G. de A. (org.). Recreio nas férias: reconhecimento do direito ao lazer. Maringá: Eduem, 2009. p. 67-87.

RIBEIRO, O. C. F. Lazer e recreação. São Paulo, Editora Érica, 2014.

______. Farra nas férias – 2020. Relatório entregue ao Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS). Unicamp, Campinas, 2020a. (Não publicado).

______. Farra nas férias – 2020. Relatório entregue à Coordenação de Extensão da FEF/Unicamp. Unicamp, Campinas, 2020b. (Não publicado).

RUBIO, K. Os jogos olímpicos e a transformação das cidades: os custos sociais de um megaevento. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciências sociales. Universidad de Barcelona, v. 9, n. 194 (85), 2005.

SCHWARTZ, G. M. O conteúdo virtual do lazer: contemporizando Dumazedier. Licere, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, 2003.

SILVA, D. A. M. da. Colônia de Férias Temática: construindo uma metodologia de ação. 2003. 83 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Bacharelado em Recreação e Lazer, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

______. Colônia de Férias Temática: fundamentando a ação a partir das contribuições de Paulo Freire. 2008. 103 p. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.

______. (org.). Experiências com o Lazer em Colônias de Férias Temáticas. Campinas: Editora Alinea, 2012. 165 f.

SILVA, R. B. L. da. A roda da conversa na educação infantil: a constituição da criança como sujeito. 2016. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro Universitário Salesiano de São Paulo, Americana, 2016.

Downloads

Publicado

2021-03-17

Como Citar

Sestari, I. V., & Ribeiro, O. C. F. (2021). Farra nas Férias na FEF/UNICAMP: Relato de Experiência da Edição 2020. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(1), 829–861. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.32541

Edição

Seção

Relatos de Experiências