Lazer e Turismo nas Dinâmicas dos Territórios Criativos

A Educação como Perspectiva de Transformação Territorial

Autores

  • Maria Dilma Simões Brasileiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34952

Palavras-chave:

Territórios Criativos, Atividades de Lazer, Turismo

Resumo

As novas tecnologias e a automação geram transformações no mundo do trabalho, passando do trabalho material para o trabalho imaterial. Neste contexto, espaços e tempos de trabalho e lazer perdem as fronteiras, gerando uma hibridação, em que os Territórios Criativos assumem protagonismo. Os Territórios Criativos são espaços de inovações, em que há um compartilhamento nas formas de pensar, sentir e agir das pessoas, instituições e empresas. Neste contexto, o lazer nos Territórios Criativos, nas suas manifestações de turismo, esporte e artes, contribui na dinamicidade do território, promovendo espaços e tempos de desenvolvimento humano, social e econômico. O turismo assume, portanto, uma possibilidade de educação experiencial, que ultrapassa a perspectiva de turismo do ver, pelo turismo do viver, e da educação do aprender, para a educação do compartilhar. Compartilhar experiências, culturas e conhecimentos nos tempos de viagens fortalecem a criatividade, as relações socioculturais e novas formas do fazer educação. 

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Brasileiro, M. D. S. (2021). Lazer e Turismo nas Dinâmicas dos Territórios Criativos: A Educação como Perspectiva de Transformação Territorial. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(2), 666–685. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34952

Edição

Seção

Artigos de Revisão