O Duplo Aspecto Educativo dos Jogos Digitais como Vivência de Lazer de Crianças e Jovens

Autores

  • Vinicius Augusto do Nascimento Monteiro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Silvan Menezes dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34961

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Cultura Digital, Tecnologias

Resumo

Os jogos digitais incorporaram-se nas vivências de lazer de crianças e jovens. São importantes mediadores da cultura contemporânea e apresentam indícios de potencial educativo nas experiências lúdicas que produzem. Nesse sentido, o objetivo do estudo foi compreender por quais vias ocorre a educação para os games e identificar expressões de aprendizagem por meio da vivência dos jogos digitais. Aplicamos um questionário com 21 alunos e 14 alunas de 6° ano do ensino fundamental, com faixa etária entre 10 e 14 anos. Identificamos a mediação familiar e domiciliar no princípio da educação para os jogos digitais, bem como a presença dos círculos de amizades e das tecnologias nesse processo. Neste ponto chamamos atenção para a ausência da escola, da Educação Física e, principalmente, do Estado como instituições e ambiências mediadoras da formação cultural infanto-juvenil para, com e sobre o universo lúdico digital.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Monteiro, V. A. do N., & Santos, S. M. dos. (2021). O Duplo Aspecto Educativo dos Jogos Digitais como Vivência de Lazer de Crianças e Jovens. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(2), 545–578. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34961

Edição

Seção

Artigos Originais