O Consumo de Vinho em Tempos de Isolamento Social

Uma Discussão à Luz dos Estudos do Lazer

Autores

  • Tamiris Martins da Silva Universidade de São Paulo (USP)
  • Edmur Antonio Stoppa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34968

Palavras-chave:

Isolamento Social, Consumo de Vinho, Fuga da Realidade, Prazer, Status

Resumo

A relação entre o lazer e consumo bebidas alcoólica é algo tão comum e inerente ao ser humano que praticamente não existe estudos que discutam o tema com profundidade. Geralmente, a relação está atrelada ao convívio e sociabilidade em momentos de festas, comemorações, encontros diversos sejam para celebrar alguma ocasião feliz ou mesmo triste, rituais religiosos ou fortalecer relacionamentos sociais. Contudo, é ainda mais difícil encontrar estudos que teorizem o aumento expressivo do consumo de bebidas alcoólicas relacionados ao lazer, em períodos de isolamento social provocado por pandemias, como o caso da que ocorre em 2020 em todo o mundo, provocada pelo novo Coronavírus. Dessa forma, o objetivo deste artigo é discutir os dados estatísticos apresentados por alguns estudos no primeiro semestre de 2020 que evidenciaram o aumento do consumo de vinho no Brasil à luz dos estudos do lazer sobre a fuga da realidade, fonte de prazer e status. A escolha do vinho entre tantas outras bebidas alcoólicas se deu pelo seguinte motivo: enquanto o consumo de cerveja, que ocorre principalmente entre amigos, apresentou uma queda no primeiro trimestre de 2020, no mesmo período, o consumo de vinho aumentou significativamente, com compras em compras através de e-commerce e lojas físicas, como supermercados e atacadistas.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Silva, T. M. da, & Stoppa, E. A. (2021). O Consumo de Vinho em Tempos de Isolamento Social: Uma Discussão à Luz dos Estudos do Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(2), 707–725. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.34968

Edição

Seção

Artigos de Revisão