Conhecimentos e Práticas de Esporte de Estudantes do Ensino Médio das Regionais do Estado do Acre

Autores

  • Eliane Elicker Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Adriane Corrêa da Silva Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Cledir de Araújo Amaral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC)
  • Oyatagan Levy Pimenta da Silva Centro Universitário Meta (UNIMETA)
  • Tiago Barbosa do Nascimento Rede Estadual de Ensino de Rio Branco
  • Alessandra Lima Peres de Oliveira Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Eroína Moreira de Melo Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Carlos Roberto Teixeira Ferreira Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Vitor Gomes Felisberto da Costa Governo do Estado do Acre
  • Sandro Victor Alves Melo Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Yves Benevides Feitoza Universidade Federal do Acre (UFAC)
  • Mauro José de Deus Moraes Universidade Federal do Acre (UFAC)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36286

Palavras-chave:

Conhecimento-Esporte, Práticas de Esporte, Ensino Médio, Esportes

Resumo

Este estudo visa descrever os conhecimentos e práticas de esporte de estudantes do ensino médio. A problematização baseia-se em como estão sendo percebidas essas práticas e os conhecimentos esportivos dos estudantes das instituições federais do Acre. É um estudo transversal do tipo descritivo e exploratório, com utilização de questionário estruturado, validado por um painel de especialistas. Os respondentes do estudo foram 674 estudantes. Os resultados apontam que os participantes reconhecem a importância do esporte para a melhoria de vários aspectos de sua vida, no entanto, uma grande parcela não realiza atividades esportivas nos horários de folga. O principal motivo referenciado para não praticar esporte fora da escola foi a falta de tempo. Entre os que praticam esporte no tempo livre, os motivos foram a melhora no desempenho físico e ser um hábito saudável, e as modalidades mais praticadas são o futebol e o futsal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACRE. COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DO ACRE (CPI-ACRE). Povos Indígenas no Acre. Rio Branco: 2020. Disponível em: https://cpiacre.org.br/povos-indigenas-no-acre/#. Acesso em: 29 out. 2020.

ATHAYDE, P. et al. O esporte como direito de cidadania. Pensar a Prática, Goiânia,v. 19, n. 2, p. 490-501, abr/jun. 2016. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34049. Acesso em: 10 set. 2018.

BARBANTI, V. Dicionário de educação física e esporte. 3. ed. rev. ampl. Barueri: Brasil: Manole, 2011.

BECKER JÚNIOR, B. Manual de psicologia do esporte & exercício. Porto Alegre: Nova Prova, 2000.

BERNARDES, A. G; YAMAJI, B. H. S; GUEDES D. P. Motricidade, v. 11, n. 2, p. 163-173, 2015. Disponível em: https://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v11n2/v11n2a16.pdf. Acesso em: 06 out. 2020.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional em 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 17 set. 2020.

______. Câmara dos Deputados. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1998/lei-9615-24-marco-1998-351240-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 30 out. 2019.

______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 11, de 7 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.

______. Ministério do Esporte. Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e Lazer – REDE CEDES. 2015a. Disponível em: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/institucional/esporte-educacao-lazer-e-inclusao-social/rede-cedes. Acesso em: 20 nov. 2015.

______. Ministério do Esporte. Diagnóstico Nacional do Esporte– DIESPORTE. Caderno 1. Ministério dos Esportes, jun. 2015b. Disponível em: https://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4029772.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.

CARLAN, P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/29643/23448. Acesso em: 13 nov. 2020.

CESARO, H. L. de. Abandono discente nas aulas de educação física do ensino médio: uma etnografia escolar na rede estadual do meio-oeste catarinense. 2016. 135 f. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://lume.ufrgs.br/handle/10183/15912. Acesso em: 30 out. 2020.

CONTREIRA, C.; KRUG, H. N. Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso com professores unidocentes. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, v. 15, n. 150, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd150/educacao-fisica-com-professores-unidocentes.htm. Acesso em: 24 nov. 2020.

EUZÉBIO, C. A.; ORTIGARA, V. Na teoria a prática é outra|? Análise do conhecimento esportivo nos cursos de formação inicial de professores de educação física no sul catarinense. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 653-669, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892011000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 nov. 2020.

GAYA, A. C. A. et al.Crescimento e desempenho motor em escolares de 7 a 15 anos provenientes de famílias de baixa renda. Movimento.Porto Alegre, v. 4, n. 6, p. 1-24, 1997. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/13342/7615. Acesso em: 10 ago. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Histórias e Fotos. Acre, 2017. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/historico. Acesso em: 29 out. 2020.

______. Estudos e análises - Informações Demográficas e Socioeconômicas, n. 2: Características étnico-raciais da população: classificação e identidades. Rio de Janeiro: 2013. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

KRUG, H. N. et al. As dificuldades da prática pedagógica da educação física na unidocência. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: http://seer.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/22121/16189. Acesso em: 24 nov. 2020.

LAZZOLI, J. K. et al.Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte Posicionamento Oficial: Atividade física e saúde na infância e adolescência. Rev. Bras. Med. Esporte, Niterói, RJ. v. 4, n. 4, p. 107-109, jul./ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1517-86921998000400002&script=sci_arttext. Acesso em: 06 out. 2020.

MARCELLINO, N. C. Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Autores Associados, 1996.

MELO, N. B. C. de. Motivação de adolescentes para a prática esportiva. 2010. 38f. Trabalho de Conclusão (Graduação) − Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2010.

PINTOS, A. E. et al. O direito ao esporte e ao lazer no contexto da política nacional do esporte. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte.v. 3, n. 1, p. 38-52, jan./abr. 2016. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/508. Acesso em: 14 nov. 2018.

RAMOS, R.; ISAYAMA, H. F. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 379-91, out./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092009000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 nov. 2020.

REZENDE, L. M. T. et al. Estresse térmico ambiental e termorregulacão em jogadores de futebol: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 1, p. 10-25; 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v41n1/0101-3289-rbce-41-01-0010.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

RODRIGUES, V. M.; ALMEIDA, R. M. Avaliação do Estresse Térmico e Risco de Hipertermia durante aulas de Educação Física do IFMT – Campus Cuiabá: Resultados Preliminares. Revista Profiscientia, n. 4, p. 93-108, 2009. Disponível em: https://www.profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/index.php/profiscientia/article/view/37. Acesso em: 29 out. 2020.

SANTOS, A. E.; PEIXINHO, D. M. Processo de conurbação: elementos espaciais do fenômeno em área não metropolitana. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 35-52, jan./jul. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/10090/6932. Acesso em: 29 out. 2020.

SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Social, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.ammapsique.org.br/baixe/encardido-branco-branquissimo.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.

SILVA, K. S. da et al. Fatores associados à atividade física, comportamento sedentário e participação na Educação Física em estudantes do Ensino Médio em Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. v 25, n 10, p. 2187-2200, out, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v25n10/10.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.

SILVA, F.M.; FERNANDES, L.; CELANI, F. O. Desporto de crianças e jovens: um estudo sobre as idades de iniciação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto,v. 1, n. 2, p. 45-55, 2001. Disponível em: http://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.2/06.pdf. Acesso em: 06 out. 2020.

SOARES, J. M. O Programa esporte e lazer da cidade nos planos plurianuais do Governo Federal. Licere, v. 20, n. 3, p. 102-138, set. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1687. Acesso em: 20 set. 2019.

STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.

TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Elicker, E., Silva, A. C. da, Amaral, C. de A., Silva, O. L. P. da, Nascimento, T. B. do, Oliveira, A. L. P. de, Melo, E. M. de, Ferreira, C. R. T., Costa, V. G. F. da, Melo, S. V. A., Feitoza, Y. B., & Moraes, M. J. de D. (2021). Conhecimentos e Práticas de Esporte de Estudantes do Ensino Médio das Regionais do Estado do Acre. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(3), 95–118. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36286

Edição

Seção

Artigos Originais