Conhecimentos e Práticas de Esporte de Estudantes do Ensino Médio das Regionais do Estado do Acre
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36286Palavras-chave:
Conhecimento-Esporte, Práticas de Esporte, Ensino Médio, EsportesResumo
Este estudo visa descrever os conhecimentos e práticas de esporte de estudantes do ensino médio. A problematização baseia-se em como estão sendo percebidas essas práticas e os conhecimentos esportivos dos estudantes das instituições federais do Acre. É um estudo transversal do tipo descritivo e exploratório, com utilização de questionário estruturado, validado por um painel de especialistas. Os respondentes do estudo foram 674 estudantes. Os resultados apontam que os participantes reconhecem a importância do esporte para a melhoria de vários aspectos de sua vida, no entanto, uma grande parcela não realiza atividades esportivas nos horários de folga. O principal motivo referenciado para não praticar esporte fora da escola foi a falta de tempo. Entre os que praticam esporte no tempo livre, os motivos foram a melhora no desempenho físico e ser um hábito saudável, e as modalidades mais praticadas são o futebol e o futsal.
Downloads
Referências
ACRE. COMISSÃO PRÓ-ÍNDIO DO ACRE (CPI-ACRE). Povos Indígenas no Acre. Rio Branco: 2020. Disponível em: https://cpiacre.org.br/povos-indigenas-no-acre/#. Acesso em: 29 out. 2020.
ATHAYDE, P. et al. O esporte como direito de cidadania. Pensar a Prática, Goiânia,v. 19, n. 2, p. 490-501, abr/jun. 2016. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34049. Acesso em: 10 set. 2018.
BARBANTI, V. Dicionário de educação física e esporte. 3. ed. rev. ampl. Barueri: Brasil: Manole, 2011.
BECKER JÚNIOR, B. Manual de psicologia do esporte & exercício. Porto Alegre: Nova Prova, 2000.
BERNARDES, A. G; YAMAJI, B. H. S; GUEDES D. P. Motricidade, v. 11, n. 2, p. 163-173, 2015. Disponível em: https://www.scielo.mec.pt/pdf/mot/v11n2/v11n2a16.pdf. Acesso em: 06 out. 2020.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional em 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 17 set. 2020.
______. Câmara dos Deputados. Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998. Institui normas gerais sobre desporto e dá outras providências. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1998/lei-9615-24-marco-1998-351240-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 30 out. 2019.
______. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Parecer n. 11, de 7 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.
______. Ministério do Esporte. Centros de Desenvolvimento de Esporte Recreativo e Lazer – REDE CEDES. 2015a. Disponível em: http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/institucional/esporte-educacao-lazer-e-inclusao-social/rede-cedes. Acesso em: 20 nov. 2015.
______. Ministério do Esporte. Diagnóstico Nacional do Esporte– DIESPORTE. Caderno 1. Ministério dos Esportes, jun. 2015b. Disponível em: https://cev.org.br/arquivo/biblioteca/4029772.pdf. Acesso em: 18 set. 2020.
CARLAN, P.; KUNZ, E.; FENSTERSEIFER, P. E. O esporte como conteúdo da Educação Física escolar: estudo de caso de uma prática pedagógica “inovadora”. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 4, p. 55-75, out./dez. 2012. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/viewFile/29643/23448. Acesso em: 13 nov. 2020.
CESARO, H. L. de. Abandono discente nas aulas de educação física do ensino médio: uma etnografia escolar na rede estadual do meio-oeste catarinense. 2016. 135 f. Tese (Doutorado em Ciência do Movimento Humano). Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2016. Disponível em: http://lume.ufrgs.br/handle/10183/15912. Acesso em: 30 out. 2020.
CONTREIRA, C.; KRUG, H. N. Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental: um estudo de caso com professores unidocentes. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, v. 15, n. 150, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd150/educacao-fisica-com-professores-unidocentes.htm. Acesso em: 24 nov. 2020.
EUZÉBIO, C. A.; ORTIGARA, V. Na teoria a prática é outra|? Análise do conhecimento esportivo nos cursos de formação inicial de professores de educação física no sul catarinense. Rev. Bras. Ciênc. Esporte, Florianópolis, v. 33, n. 3, p. 653-669, jul./set. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-32892011000300009&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 nov. 2020.
GAYA, A. C. A. et al.Crescimento e desempenho motor em escolares de 7 a 15 anos provenientes de famílias de baixa renda. Movimento.Porto Alegre, v. 4, n. 6, p. 1-24, 1997. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/13342/7615. Acesso em: 10 ago. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Histórias e Fotos. Acre, 2017. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/brasil/ac/historico. Acesso em: 29 out. 2020.
______. Estudos e análises - Informações Demográficas e Socioeconômicas, n. 2: Características étnico-raciais da população: classificação e identidades. Rio de Janeiro: 2013. Disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv63405.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
KRUG, H. N. et al. As dificuldades da prática pedagógica da educação física na unidocência. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, 2019. Disponível em: http://seer.pucminas.br/index.php/pedagogiacao/article/view/22121/16189. Acesso em: 24 nov. 2020.
LAZZOLI, J. K. et al.Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte Posicionamento Oficial: Atividade física e saúde na infância e adolescência. Rev. Bras. Med. Esporte, Niterói, RJ. v. 4, n. 4, p. 107-109, jul./ago. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s1517-86921998000400002&script=sci_arttext. Acesso em: 06 out. 2020.
MARCELLINO, N. C. Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Autores Associados, 1996.
MELO, N. B. C. de. Motivação de adolescentes para a prática esportiva. 2010. 38f. Trabalho de Conclusão (Graduação) − Escola de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2010.
PINTOS, A. E. et al. O direito ao esporte e ao lazer no contexto da política nacional do esporte. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte.v. 3, n. 1, p. 38-52, jan./abr. 2016. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/rbel/article/view/508. Acesso em: 14 nov. 2018.
RAMOS, R.; ISAYAMA, H. F. Lazer e esporte: olhar dos professores de disciplinas esportivas do curso de educação física. Rev. bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, v. 23, n. 4, p. 379-91, out./dez. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1807-55092009000400007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 13 nov. 2020.
REZENDE, L. M. T. et al. Estresse térmico ambiental e termorregulacão em jogadores de futebol: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 1, p. 10-25; 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbce/v41n1/0101-3289-rbce-41-01-0010.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
RODRIGUES, V. M.; ALMEIDA, R. M. Avaliação do Estresse Térmico e Risco de Hipertermia durante aulas de Educação Física do IFMT – Campus Cuiabá: Resultados Preliminares. Revista Profiscientia, n. 4, p. 93-108, 2009. Disponível em: https://www.profiscientia.ifmt.edu.br/profiscientia/index.php/profiscientia/article/view/37. Acesso em: 29 out. 2020.
SANTOS, A. E.; PEIXINHO, D. M. Processo de conurbação: elementos espaciais do fenômeno em área não metropolitana. Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 35-52, jan./jul. 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/estgeo/article/view/10090/6932. Acesso em: 29 out. 2020.
SCHUCMAN, L. V. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: Raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Área de Concentração: Psicologia Social, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.ammapsique.org.br/baixe/encardido-branco-branquissimo.pdf. Acesso em: 29 out. 2020.
SILVA, K. S. da et al. Fatores associados à atividade física, comportamento sedentário e participação na Educação Física em estudantes do Ensino Médio em Santa Catarina, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro. v 25, n 10, p. 2187-2200, out, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v25n10/10.pdf. Acesso em: 10 set. 2020.
SILVA, F.M.; FERNANDES, L.; CELANI, F. O. Desporto de crianças e jovens: um estudo sobre as idades de iniciação. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto,v. 1, n. 2, p. 45-55, 2001. Disponível em: http://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/vol.1_nr.2/06.pdf. Acesso em: 06 out. 2020.
SOARES, J. M. O Programa esporte e lazer da cidade nos planos plurianuais do Governo Federal. Licere, v. 20, n. 3, p. 102-138, set. 2017. Disponível em: http://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1687. Acesso em: 20 set. 2019.
STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilos de vida: um estudo etnográfico. Campinas: Autores Associados, 2002.
TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre o esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.