A Importância da Formação para o Lazer nas Escolas Municipais no Bairro Uberaba, Curitiba-PR
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.36295Palavras-chave:
Atividades de Lazer, Educação, EspaçoResumo
O objetivo da pesquisa foi compreender quais as vivências ou experiências que crianças estudantes das Escolas Municipais Marumbi, Michel Khury, Maria Marli e Rachel Mader, que fazem parte do perímetro do Projeto Vila Sustentável (PVS), possuem em relação aos espaços públicos de lazer e quais eram as principais atividades realizadas por elas nesses espaços. Foi aplicado um questionário com 355 crianças. As categorias de análises foram: quais as praças que as crianças frequentavam; diferentes formas de uso e apropriação das praças; brincar na praça e na rua. A partir dos questionários realizados e das conversas com as crianças, percebemos que elas têm anseios por diferentes atividades de lazer, porém ainda não têm autonomia para se apropriarem dos diferentes espaços públicos, pois são muito novas e ainda dependem dos pais para usufruírem desse direito em sua essência.
Downloads
Referências
AUGÉ, Marc. Não lugares. Campinas: Papirus, 1994.
BORJA, J.; MUXÍ, Z. El espacio público, ciudad y ciudadanía. Barcelona, 2000.
CALDEIRA, J. M. A Praça Brasileira: trajetória de um espaço urbano: origem e modernidade. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2007.
CALDEIRA, T. P. R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. 3. ed. São Paulo: Editora 34: EDUSP, 2000.
CERTEAU, M; GIARD, L; MAYOL, P. A invenção do cotidiano 2: morar e cozinhar. Petrópolis: Vozes, 1996.
LEFEBVRE, H. Critique of Everyday Life. Tradução de John Moore. London: Verso. 1991.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 3. ed. Campinas: Papirus, 1998.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes curriculares de educação física para a educação básica. Curitiba: SEED, 2008.
RECHIA, S.; GONÇALVES, F.S; FRANÇA, R de. Cidade, Lazer, Políticas Públicas e sustentabilidade: Desafios e perspectivas. In: BAHIA, C.M (org.). Novas leituras do lazer contemporâneo. Belém: NAEA, 2018. p. 105-123.
______; LADEWIG, I. Espaços de lazer, meio ambiente e infância: relação entre sustentabilidade social e ambiental para o desenvolvimento integral do cidadão urbano. Revista Brasileira de Estudos de Lazer, Belo Horizonte, v.1, n. 3, 2014.
ROLNIK, R. O que é a cidade. São Paulo: Brasiliense, 1995.
TUAN, Y. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.
VIEIRA DOS SANTOS, K. R. A educação para o lazer nas aulas de educação física: um panorama do cotidiano, barreiras e facilitadores. 2014. 147f. Dissertação (mestrado). Departamento de Educação Física. Universidade Federal do Paraná. Curitiba.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.