Educação Étnico-Racial de Crianças Pequenas no “Percurso Território Negro” de Museus em Belo Horizonte

Autores

  • Andreza Mara da Fonseca Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
  • Vânia Noronha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37709

Palavras-chave:

Educação étnico-racial, Infância, Museus

Resumo

Este artigo problematiza o fenômeno lazer na contemporaneidade e a urgência de adotarmos outros paradigmas para a análise de suas manifestações. Ele apresenta uma pesquisa realizada com crianças da Educação Infantil em museus no sentido de educar para outras sensibilidades. O estudo objetivou analisar as narrativas de crianças de 5 anos sobre a situação do povo negro no Brasil em nossa sociedade, possibilitada por visitas em dois museus de Belo Horizonte. Desse modo, a articulação dos conceitos de lazer, infância, currículo, educação e linguagem museal, permitiu análises que caminharam na direção de uma educação étnico-racial dessas crianças. A pesquisa qualitativa adotou o estudo de caso e as estratégias de análise documental, entrevistas, observação participante. Percebeu-se uma leitura positivada sobre o povo negro pelas crianças e a constituição de outros imaginários oportunizada por práticas lúdicas fora do contexto escolar.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Fonseca, A. M. da, & Noronha, V. (2022). Educação Étnico-Racial de Crianças Pequenas no “Percurso Território Negro” de Museus em Belo Horizonte. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 1–34. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37709

Edição

Seção

Artigos Originais