Imersão, Costuras e Enfrentamento

Sobrevoo no Percurso da Construção do Conhecimento Estético Corpóreo no Projeto Anjos D'rua

Autores

  • Bruna D'´Carlo Rodrigues de Oliveira Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37710

Palavras-chave:

Dança, Corpo negro, Emancipação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar um recorte da dissertação de mestrado “O ensino dança em um projeto social do programa escola aberta de Belo Horizonte: questões para a construção do conhecimento e currículos pelo viés da Educação Somática”. Ao discutir a dança vivida e percebida pelos participantes da pesquisa em um programa que abre o espaço escola aos fins de semana para atividades de lazer, buscamos analisar as possibilidades de se considerar os conhecimentos produzidos no e pelo corpo, construídos fora do universo escolarizado. Ao apontar articulações possíveis entre os estudos de Freire (1987), por meio dos Círculos de Cultura e Temas Geradores, e as tessituras de Nilma Lino Gomes (2017; 2020) sobre a construção identitária, vislumbramos que o corpo negro emancipado transforme o mundo.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Ribeiro, B. D. R. de O. (2022). Imersão, Costuras e Enfrentamento: Sobrevoo no Percurso da Construção do Conhecimento Estético Corpóreo no Projeto Anjos D’rua. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 35–65. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37710

Edição

Seção

Artigos Originais