Questões Étnico-Raciais, Educação Física Escolar e Educação para o Lazer

Autores

  • Carlos Eduardo Freitagas de Souza Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Cinthia Lopes da Silva Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Juliano Bernardino de Godoy Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)
  • Thiago Borges de Aguiar Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37711

Palavras-chave:

Questões étnicos-raciais, Educação física, Escola, Cultura, Atividades de lazer

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o tema questões étnico-raciais e Educação Física escolar e apresentar apontamentos sobre a educação para o lazer. Desde a promulgação da lei 10.639/2003, com o reconhecimento da necessidade da presença da história e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, tem sido um importante passo para o reforço do trabalho pedagógico com as questões étnico-raciais na Educação Física. Como procedimentos metodológicos foi realizada pesquisa bibliográfica. Foram selecionados textos com data de publicação de 2016 a 2020.  A análise é de natureza qualitativa. As questões étnico-raciais trabalhadas na Educação Física escolar com foco na educação para o lazer são uma oportunidade para a discussão/vivência sobre práticas de diversas culturas e etnias e sua valorização. Conclui-se que este pode ser um caminho efetivo para minimizar problemas sociais como o preconceito.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Souza, C. E. F. de, Silva, C. L. da, Godoy, J. B. de, & Aguiar, T. B. de. (2022). Questões Étnico-Raciais, Educação Física Escolar e Educação para o Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 66–86. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37711

Edição

Seção

Artigos Originais