Em Terras Potiguaras, Corpo e Cultura Indígena no Contexto Catu

Autores

  • Carlos Gomes de Medeiros Neto Rede Estadual de Educação (SEEC/RN)
  • José Pereira de Melo Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marta Genú Soares Universidade do Estado do Pará (UEPA)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37721

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação indígena, Corpo e cultura

Resumo

Existem na Comunidade do Catu saberes, vivências e práticas culturais tradicionais que resistem e são ressignificadas pelos povos potiguaras do lugar. O estudo objetiva mapear as práticas corporais para perceber os saberes que as significam como identidade da Comunidade dos Indígenas do Catu. Usa o referencial dos estudos culturais e da abordagem etnográfica e adota o diário de campo e a iconografia que resultam no desenho prático-teórico da organização dos Catu. Conclui sobre a necessidade educativa de se assumir a co-responsabilidade diante do desafio de construir novos caminhos para a Educação Indígena Potiguar.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Medeiros Neto, C. G. de, Melo, J. P. de, & Soares, M. G. (2022). Em Terras Potiguaras, Corpo e Cultura Indígena no Contexto Catu. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 87–114. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37721

Edição

Seção

Artigos Originais