Afrofuturismo como Alternativa para a Construção de Outros Currículos de Lazer

Autores

  • Edmilson Forte Miranda Júnior Universidade de Aveiro (UA)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37723

Palavras-chave:

Afrofuturismo, Atividades de lazer, Processos de subjetivação

Resumo

O presente trabalho representa o cruzamento dos Estudos Culturais com os Estudos do Currículo e do Lazer. Nesse cruzo, discutem-se estratégias de formação curricular e subjetivação no mundo pós-colonial, a partir da relação entre os conceitos de des-locamento e entre-lugares de Stuart Hall e Homi Bhabha. A noção de currículo, segundo Marlucy Paraíso, articulada com a diáspora dos povos africanos, na leitura de Paul Gilroy, pavimentam o estudo que propõe uma aproximação entre experiências pessoais descritas por Hall, Ebony Thomas e o autor deste artigo, para perceber o Afrofuturismo como uma alternativa para a construção de formas de currículo para o Lazer, as quais, ao invés de aprisionar, reativem forças, comprometendo-se com as relações étnico-raciais.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Miranda Júnior, E. F. (2022). Afrofuturismo como Alternativa para a Construção de Outros Currículos de Lazer. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 149–177. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37723

Edição

Seção

Artigos Originais