Educação Antirracista em Quilombos

Uma Proposta de Política Pública a partir dos Conteúdos Culturais do Lazer no Quilombo de Baía Formosa em Búzios (RJ)

Autores

  • José Ângelo Carneiro Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Valéria Lima Guimarães Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37729

Palavras-chave:

Política pública de lazer e turismo, Educação antirracista, Conteúdos culturais do lazer

Resumo

Este artigo trata de uma política pública de lazer e turismo voltada à educação antirracista. Seu objetivo é sensibilizar os alunos buzianos das redes pública e privada para a questão racial com base em uma programação voltada às tradições africanas, a partir dos conteúdos culturais do lazer a ser vivenciada no Quilombo de Baía Formosa. A metodologia se baseou em um estudo de caso, calcado nas pesquisas bibliográfica e pesquisa-ação, tendo como instrumentos o questionário semiaberto e a observação assistemática, compreendendo o ano de 2019. Os resultados demonstraram que essas atividades ajudaram no (re)conhecimento e respeito às tradições africanas, bem como na sensibilização dos alunos para as questões étnico-raciais, oportunizando a construção de uma consciência antirracista ao fazer conhecer os elementos culturais quilombolas e seus lugares de referência na cidade. 

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Carneiro, J. Ângelo ., & Guimarães, V. L. (2022). Educação Antirracista em Quilombos: Uma Proposta de Política Pública a partir dos Conteúdos Culturais do Lazer no Quilombo de Baía Formosa em Búzios (RJ). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 299–323. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37729

Edição

Seção

Artigos Originais