O Lazer na Produção de Conteúdo

Uma Perspectiva dos Influenciadores Digitais

Autores

  • Emilly Oliveira Roschel Borba Universidade de São Paulo (USP)
  • Vanessa de Lima Santos Universidade de São Paulo (USP)
  • Cynthia Harumy Watanabe Correa Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37733

Palavras-chave:

Influenciadores digitais, Lazer contemporâneo, YouTube

Resumo

O estudo busca entender a relação entre o lazer e a profissão de influenciador digital, tratando-se de uma nova ocupação que surgiu em decorrência de mudanças comportamentais associadas aos avanços tecnológicos. Assim, a proposta visa elucidar dúvidas sobre os limites do lazer em atividades contemporâneas como o trabalho apoiado no meio digital. Como procedimentos metodológicos, foram feitas pesquisas bibliográficas sobre websites, influenciadores digitais, lazer e trabalho, e a coleta de dados se baseou na condução de entrevistas com criadores de conteúdo da plataforma do YouTube no ramo da comédia. Como resultados principais, foram identificadas uma diversidade na abordagem do conteúdo comédia, a presença do lazer no trabalho do influenciador digital, e a existência de limites entre o lazer e a profissão.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Borba, E. O. R., Santos, V. de L., & Correa, C. H. W. (2022). O Lazer na Produção de Conteúdo: Uma Perspectiva dos Influenciadores Digitais. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 617–642. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37733

Edição

Seção

Artigos Originais