O Malabarismo da Prática à Socialização

Estimulando a Potencialidade Criativa por Meio do Jogo

Autores

  • Kaique Bueno de Camargo Favari Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Luís Bruno de Godoy Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Rogério Zaim de Melo Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37740

Palavras-chave:

Pedagogia do Jogo, Ensino e aprendizagem, Experiência

Resumo

Mesmo ao entendermos o jogo como autotélico, consideramos que suas reverberações extrapolam os limites do próprio jogo em si, assim, ele se torna elemento fundamental para os processos de ensino, visto que sua pedagogização é possível se atrelada ao ambiente de jogo, e esse, possibilita encontros a todos aqueles que dele participam. Com isso, o ensino do malabarismo por meio do jogo tem um potencial de atingir tais objetivos por uma outra lógica que não a tradicional - tecnicista. Diante disso, o objetivo do estudo foi propor, aplicar, avaliar e aprimorar oficinas de malabarismo por meio do jogo para adultos. Para organizar a pesquisa foi utilizado do método exploratório-descritivo e propositivo que auxiliou na execução, observação e aprimoramento das oficinas. E utilizamos da observação para poder descrever aquilo que foi visto, dando ênfase em variáveis fundamentais para a prática do malabarismo e para as relações sociais que emergiam diante do jogo. Podemos observar que o ensino do malabarismo por meio do Jogo é um caminho para desenvolver variáveis essenciais para a prática como: o tempo de reação, desenvolvimento corporal e autoconfiança do praticante, além disso, gera uma socialização entre os participantes da oficina devido às situações que ocorreram ao longo do processo como a aceitação do erro, exposição das fragilidades e consequentemente confiança com o próximo e consigo mesmo. Por fim, consideramos que o ensino do malabarismo por meio do jogo não só promove o ensino da modalidade, mas, potencializa que o malabarismo reverbere da prática pedagógica desenvolvida na oficina para outras esferas da vida do praticante, fazendo com que os participantes tenham experiências únicas e insubstituíveis.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Favari, K. B. de C., Godoy, L. B. de, Melo, R. Z. de, Scaglia, A. J., & Galatti, L. R. (2022). O Malabarismo da Prática à Socialização: Estimulando a Potencialidade Criativa por Meio do Jogo. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 24(4), 666–691. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2021.37740

Edição

Seção

Artigos Originais