Os Caminhos do Parkour em Vitória/ES
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.40820Palavras-chave:
Parkour, Atividades de lazer, Prática corporalResumo
O Parkour é uma prática que vem ganhando espaço nas cidades brasileiras, uma vez que o mobiliário urbano apresenta um cenário perfeito para essa manifestação. O objetivo deste trabalho foi investigar o surgimento e o desenvolvimento do Parkour em Vitória, Espírito Santo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória, na qual se utilizou para a coleta de dados a entrevista estruturada com um praticante de reconhecido envolvimento com o Parkour. Com base nos resultados, estabeleceram-se as categorias que trataram da história do Parkour na capital capixaba, os aspectos pedagógicos de seu ensino-aprendizado e o perfil de seus praticantes. Foi possível constatar que o Parkour surgiu em Vitória em 2004 sob forte influência midiática. Seus participantes são na maioria jovens e seu desenvolvimento ocorreu por meio da divulgação empírica entre os grupos de praticantes e como forma de lazer e confraternização.
Downloads
Referências
ABIB, Pedro. Os velhos capoeiras ensinam pegando na mão. Caderno CEDES, Campinas, v. 26, n. 68, p. 86-98, 2006. https://doi.org/10.1590/S0101-32622006000100007.
BARROS, Daniel. Esportes radicais: o histórico do Le Parkour e as características dos seus praticantes. EFDeportes.com, Revista Digital, Buenos Aires, v. 19, n. 199, 2014. Disponível em: Esportes radicais: o histórico do Le Parkour e as características dos seus praticantes (efdeportes.com). Acesso em: 30 jun. 2021.
BRADFORD, Kika. Manejo de escalada: manual sobre questões atuais e a produção de um plano de manejo. Brasil: Acesso PANAM; WWF, 2016. Disponível em: manejoescala.pdf (panda.org). Acesso em: 22 abr. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 19 dez. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/lei10098.pdf. Acesso em: 3 maio 2021.
CAMARA, R.; SANTOS, F.A.(orgs.). Urbanidades: mediações. Brasília, DF: Estereográfica, 2017.
ESCADARIAS DO CENTRO DE VITÓRIA se transformam em cenários para prática de Parkour. Folha Vitória, Vitória, 8 dez. 2016. Disponível em: Escadarias do Centro de Vitória se transformam em cenários para prática de Parkour (folhavitoria.com.br). Acesso em: 3 maio 2021.
FREITAS, S.C. Arte, cidade e espaço público: perspectivas estéticas e sociais. In: ENCONTRO DE ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM CULTURA, 1., 2005, Salvador. Anais [...]. Salvador: ENECULT, 14-15 abr. 2005. Sessão temática Cultura e Práticas Educacionais. Disponível em: Microsoft Word - Sicília Calado Freitas.doc (ufba.br). Acesso em: 30 jun. 2021.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JESUS, E. N. Trajetória do processo de Ensino do Parkour na cidade de Natal/RN. 2020. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
JUBÉ, C.N. Método Natural de Georges Hébert: princípios e primeiras influências (1905-1914). Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 42, e2025, 2020. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2019.05.001.
MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.
MONTEIRO, Marcelo. Entrevista concedida a Paula Cristina da Costa Silva e Vitor Ferreira Araújo. Vitória: 2021.
MORENO, J. L. O ensino do Parkour no Brasil: primeiras aproximações. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2018.
PERRIÈRE, Charles; BELLE, David. Parkour: des origines à la pratique. France: Amphora, 2014.
REHBEIN, I. F. S. Proposta metodológica para ensino de Parkour. 2013. 47 f. Trabalho Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
ROCHA, Duddu. David Belle – Eu salto de telhado em telhado. YouTube, 1 ago. 2009. (8min54s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=88oHwbv7hMk . Acesso em: 27 abr. 2021.
ROCHA, R. M.C. A pedagogia da tradição: as dimensões do ensinar e do aprender no cotidiano das comunidades afro-brasileiras. Paidéia, Belo Horizonte, v. 8, n. 11, p. 31-52, 2011. Disponível em: http://revista.fumec.br/index.php/paideia/article/view/1308 . Acesso em: 31 jun. 2021.
SANTOS, E.L. A educação do corpo nas décadas de 30 e 40: fragmentos do Método Natural de Georges Hébert na Educação Física Brasileira. 2012. 188 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
SILVA, A. M.. Entre o corpo e as práticas corporais. Arquivos em Movimento, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 5-20, 2014.
SOARES, C.L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. Campinas: Autores Associados, 1994.
STORMFREERUN. Full David Belle: interview – the founder of Parkour and star of District B13. YouTube, 27 jul. 2014. (23min59s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZXVvjtG2H8c . Acesso em: 25 dez. 2020.
TOSTES, T.R.S. Territorialidades no espaço público urbano: uma análise de praças na cidade de Vitória (ES). 2017. 99 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Centro de Artes, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017.
VECCHIOLI, Demétrio. Por olimpíada e sem nome, Parkour agora é uma modalidade da ginastica. UOL, 11 maio 2017. Olhar Olímpico. Disponível em: https://olharolimpico.blogosfera.uol.com.br/2017/05/11/por-olimpiada-e-sem-nome-parkour-agora-e-uma-modalidade-da-ginastica/ Acesso em: 3 maio 2021.
VITÓRIA TERÁ O I ENCONTRO de Le Parkour neste final de semana. Gazeta online, São Paulo, 21 jul. 2009. Disponível em: https://ge.globo.com/es/video/le-parkour-reune-praticantes-em-vitoria-es-3932004.ghtml . Acesso em: 3 maio 2021.
ZERIC (José António Vaz Caraças Telo da Gama). Raymond Belle. Parkour Portugal, maio 2008. Disponível em: http://www.parkour.pt/site/artigos/parkour/pt_raymond_belle.html . Acesso em: 3 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.