“Escolas” do Jogo

Investigações e Aplicações na Educação Escolar, Esporte e Lazer - Estudo 1

Autores

  • Rodrigo Wanderley Sousa-cruz Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.40852

Palavras-chave:

Jogo, Educação escolar, Esporte, Atividades de lazer

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma revisão das produções acadêmicas de algumas correntes teórico-metodológicas, denominadas de “escolas”, que abordam o jogo na Educação Física brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, do tipo bibliográfico. Os critérios de inclusão para definir as “escolas” foram: tradição de pesquisas produzidas por mais de uma década, formação profissional em grupos de pesquisa com orientações na graduação e pós-graduação e com contribuições didáticas e investigativas utilizadas como referências na área. A análise de conteúdo das obras principais (livros) deu-se a partir das unidades temáticas: educação escolar, esporte e lazer. O estudo identificou quatro escolas, assim denominadas: Jogo, entre a rua e a escola; Jogo Tradicional; Praxiologia Motriz do jogo e Escola Brincante. Neste artigo, está abordado o conceito de jogo e as contribuições das produções bibliográficas para a educação escolar, para o esporte e para o lazer, das duas primeiras escolas.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Sousa-cruz, R. W., & Gomes-da-Silva, P. N. (2022). “Escolas” do Jogo: Investigações e Aplicações na Educação Escolar, Esporte e Lazer - Estudo 1. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(2), 233–260. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.40852

Edição

Seção

Artigos Originais