“Escolas” do Jogo
Investigações e Aplicações na Educação Escolar, Esporte e Lazer - Estudo 1
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.40852Palavras-chave:
Jogo, Educação escolar, Esporte, Atividades de lazerResumo
Este artigo objetiva apresentar uma revisão das produções acadêmicas de algumas correntes teórico-metodológicas, denominadas de “escolas”, que abordam o jogo na Educação Física brasileira. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho descritivo, do tipo bibliográfico. Os critérios de inclusão para definir as “escolas” foram: tradição de pesquisas produzidas por mais de uma década, formação profissional em grupos de pesquisa com orientações na graduação e pós-graduação e com contribuições didáticas e investigativas utilizadas como referências na área. A análise de conteúdo das obras principais (livros) deu-se a partir das unidades temáticas: educação escolar, esporte e lazer. O estudo identificou quatro escolas, assim denominadas: Jogo, entre a rua e a escola; Jogo Tradicional; Praxiologia Motriz do jogo e Escola Brincante. Neste artigo, está abordado o conceito de jogo e as contribuições das produções bibliográficas para a educação escolar, para o esporte e para o lazer, das duas primeiras escolas.
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