Caminhos Formativos do Primeiro Corpo Docente da Escola Superior de Educação Física do Pará - 1950-1970

Autores

  • Carmen Lilia da Cunha Faro Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.40854

Palavras-chave:

História oral, Memórias, ESEFPA, Educação física, Formação de professores

Resumo

A Escola Superior de Educação Física do Estado do Pará (ESEFPA) foi a primeira instituição de ensino a abrigar um curso superior na área da Educação Física no estado; entretanto, os professores que fizeram parte do seu primeiro corpo docente são pouco (re)conhecidos na história dessa instituição. Diante disso, esta tese de doutorado tem como objetivo geral reconstruir os caminhos formativos dos professores que constituíram o primeiro corpo docente da ESEFPA, desde o ensino primário até o ingresso na instituição. A investigação foi fundamentada em estudos sobre a história da Educação Física e de Cursos de Educação Física, nas ideias de Betti (1991), Cunha (2017), Melo (1996), Grunennvaldt (1997), Figueiredo (2016), Lima (2012), Lyra (2013), Nascimento (2010), Santos (1985), Silva (2017), Silva (2015), Vilela e Rocha Junior (2006), e de formação de professores nos estudos de Tardif (2000), Moita (2000), Cavaco (1999), Azevedo (2013), Faria Junior (1972, 1987), Pires (2007, 2008) e Treptow (2008). Metodologicamente, efetuou-se um levantamento de fontes documentais em acervos locais e nacionais, nas quais foram encontrados artigos de jornais, decretos, leis, portarias, resoluções, fontes iconográficas, dentre outras. Para efeito de coleta de dados, elegeu-se a História Oral como método de pesquisa e, como técnica, optou-se pela entrevista temática do tipo semiestruturada, com a participação de professores protagonistas que fizeram parte do primeiro corpo docente da instituição. O recorte temporal estabelecido compreendeu as décadas de 1950, 1960 e 1970. Como resultado, ao interpretar o percurso formativo dos docentes, pudemos constatar que todos tiveram experiências com a Educação Física na escola primária, ginasial e secundária, vivenciando a ginástica, os esportes e os jogos. Alguns dos professores mencionaram métodos utilizados na época como a calistenia, o método natural austríaco e o método francês. A definição pela Educação Física não foi a primeira opção dos professores Alberto, Vera e Von-Grap. Estes, inicialmente planejaram escolher a Engenharia, a Medicina e a Administração. Somente a professora Eni delineou seu caminho, desde o início, em direção à Educação Física. As memórias dos professores trouxeram à tona a relevância de entrar em contato com o ensino superior e com o que de mais novo estava sendo discutido pela Educação Física brasileira, durante sua trajetória na Escola Nacional de Educação Física e Desportos. Nesse ínterim, os docentes tiveram a oportunidade de participar de eventos e cursos que os capacitaram a organizar eventos, bem como a ministrar cursos no estado do Pará e em outros estados. As experiências dos quatro docentes, nesse período, contribuíram para a criação da ESEFPA, visto que seus conhecimentos possibilitaram a discussão e a elaboração do regimento que alicerçou sua origem. Além disso, depois de formados, os professores encontravam-se qualificados a compor o corpo docente de uma instituição de ensino superior, fato que também facilitou a criação da ESEFPA. Nesse caminho, os professores pioneiros foram responsáveis pelo exame vestibular que constituiu a primeira turma de discentes do curso de Educação Física em nível superior do estado do Pará. As vivências traçadas durante a trajetória dos professores permitiram que ministrassem várias disciplinas no curso de Educação Física, preenchendo as lacunas deixadas pela carência de docentes qualificados. Ademais, estes sujeitos desenvolveram seu trabalho em outras instituições impulsionando a formação de professores e o ensino da Educação Física no estado do Pará.

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Publicado

2022-08-26

Como Citar

Faro, C. L. da C. (2022). Caminhos Formativos do Primeiro Corpo Docente da Escola Superior de Educação Física do Pará - 1950-1970. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 25(2), 353–354. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.40854

Edição

Seção

Tome Ciência