Emoções, Gênero e Pandemia
Uma Leitura do Yoga Online no Processo Civilizador
DOI:
https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41620Palavras-chave:
Yoga, Emoções, PandemiaResumo
Esse estudo objetiva analisar os elementos configuracionais que sustentam a prática do yoga online durante a pandemia da Covid-19, a fim de compreender em que estágio do processo civilizador tal prática é possível e exigida, quais os seus elementos civilizadores e porque eles surgem e se tornam importantes na configuração contemporânea. A partir da análise dos dados produzidos na aplicação de um questionário online; do empirismo crítico feminista de Donna Haraway e da teoria do processo civilizador de Elias, elencamos três categorias que perfazem a configuração do yoga online: emoções, saúde e ambiente doméstico. Após, repercutimos o yoga como um produto do processo civilizador que atende à necessidade de sublimar as emoções dos sujeitos na configuração pandêmica.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70 Brasil, 2016.
BARRETT, L. F.; BLISS-MOREAU, E. She’s emotional. He’s having a bad day: attributional explanations for emotion stereotypes. Emotion, v. 9, n. 5, p. 649, 2009.
BHAL LA, N.; MOSCOWITZ, L. Yoga for Every(body)? A critical analysis of the evolution of yoga representation across four decades in Yoga Journal. Journal of Magazine Media, v.19, n.1, p.75-103, 2019.
ELIAS, N. A busca da excitação no lazer. In: ELIAS N., DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992a.
ELIAS, N. Introdução. In: ELIAS N., DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992b.
ELIAS, N. O lazer no espectro do tempo livre. In: ELIAS N., DUNNING, E. A busca da excitação. Lisboa: Difel, 1992c.
ELIAS, N. Introdução à sociologia. Lisboa: Edições 70, 2005.
ELIAS, N. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1995.
ELIAS, N. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
ELIAS, N. O processo civilizador: uma história dos costumes. v.1. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
FALSARELLA, A. M. A organização e a gestão da escola: um olhar a partir dos estudos de Norbert Elias. Revista Uniara, v.16, n.2, dezembro 2013.
FAUSTO-STERLING, A. “Dualismos em duelo”. Cadernos Pagu, v.17/18, p.9-79, 2001.
GIBSON, K.; MALCOM, D. Theorizing physical activity health promotion: towards an Eliasian framework for the analysis of health and medicine. Soc Theory Health, v.18, p. 85-65, 2020.
HARAWAY, D. “Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial”. Cadernos Pagu, n.5, p.7-41, 1995.
LUTZ, C.; ABU-LUGHOD, L. (Orgs.). Language and the politics of emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
MOREIRA, L. E. et al. Mulheres em tempos de pandemia: um ensaio teórico-político sobre a casa e a Guerra. Psicologia & Sociedade [online], v. 32, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32240246. Acesso em: 25 Jun. 2021.
OKIN, S. “Gênero, o público e o privado”. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v.16, n.2, p.305-3324, 2008.
TAVARES, F. Rediscutindo conceitos na antropologia da saúde: notas sobre os agenciamentos terapêuticos. Mana [online], v. 23, n. 1, p. 201-228, 2017.
THURSTON, M.; BLOYCE, D. A quest for relaxation? A figurational analysis of the transformation of yoga into a global leisure time phenomenon. Sport in Society, v.23, p. 1615-1629, 2020.
UFRGS. Guia para integridade em pesquisa científica. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. PROPESQ: UFRGS, 2020. Disponível em: http://www.ufrgs.br/propesq1/propesq/wp-content/uploads/2020/06/guia-para integridade-em-pesquisa-cientifica.pdf Acesso em: 13 mai. 2022.
WOOLF, V. Um teto todo seu. São Paulo: Tordesilhas, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.